Doutor Estranho: Conheça os vilões e as ameaças místicas do filme

Longa da Marvel estreia em 3 de novembro

14/10/2016 13h11

Por Daniel Reininger

Doutor Estranho traz o dinamarquês Mads Mikkelsen como Kaecilius, um antagonista que parece ter o poder de manipular as realidades de forma psicodélica e distorcê-la para cumprir suas necessidades. Entretanto, ele não parece ser o único inimigo presente na produção.

+ Conheça melhor o Doutor Estranho

Então, entenda um pouco sobre as forças envolvidas no longa, mas cuidado com possíveis spoilers, afinal revelamos algumas informações sobre os quadrinhos e especulamos sobre cenas que não foram divulgadas para o público em geral.

Você foi avisado dos possíveis spoilers a seguir:

Kaecilius

Nas HQs, um personagem de mesmo nome aparece como um discípulo do Barão Mordo, clássico vilão de Doutor Estranho (que está no filme de forma diferente, mas já chegaremos lá), porém, a verdade é que o antagonista do cinema não parece ser o mesmo dos quadrinhos e isso deixou muita gente perdida.

A resposta parece ter sido parcialmente revelada numa HQ especial que serve de prelúdio para o filme da Marvel dirigido por Scott Derrickson (A Entidade). Nessa história, Kaecilius foi um poderoso mago e mestre das Artes Místicas. Ele lutava ao lado de Wong (Benedict Wong), da Anciã (Tilda Swinton) e Mordo (Chiwetel Ejiofor), grupo do qual Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) fará parte posteriormente. Ele é o único desse grupo a usar duas adagas ao invés de bastões como arma, algo que o diferencia dos companheiros logo de cara.

Kaecilius nas HQs

Quando precisa investigar o roubo de um artefato, consegue acessar novos níveis de poder e passa a pretender manipular as dimensões para trazer sua esposa e filho de volta dos mortos, algo proibido pela Anciã.

Com isso, Kaecilius começa a sentir que a ordem da qual faz parte falhou em sua promessa de ajudá-lo a encontrar um sentido para as mortes trágicas de seus familiares, ele então se rebela e forma um grupo focado em aprender a usar as artes místicas que a Anciã escondia dele.

O seu real objetivo, porém, ainda é um mistério, mas em uma das cenas divulgadas para imprensa ele afirma querer "destruir o universo".

Mordo

Aí entramos em outra questão do filme, a suposta amizade entre Stephen e Mordo, um dos maiores vilões dos quadrinhos. A grande pergunta é: Mordo e Stephen Strange serão realmente amigos?

Chiwetel Ejiofor, intérprete de Mordo, falou com o Collider sobre a jornada do personagem. "Não acho que ele é uma entidade invejosa. Ele é muito mais puro que isso", comentou. "Nos quadrinhos, a motivação dele para se tornar vilão é mais bidimensional, aqui tentamos criar uma pessoa que se vira contra seus amigos graças a um senso de lealdade ao que o Kamar-Taj representa, a o que a Anciã representa. Ele vê uma ameaça e quer eliminá-la".

Isso já entrega um pouco que talvez a reviravolta aconteça ainda nesse filme, mas é impossível ter certeza até os eventos se desenrolarem nas telonas. Mas quem é Mordo?

Doutor Estranho

Nos quadrinhos, é um nobre da Transilvânia e aprendiz das artes místicas que pretende matar seu mestre, o Ancião (Anciã no filme). Stephen Strange descobre o plano e interfere, forçando Mordo a agir contra ele. Ancião usa então essa oportunidade para convencer Strange a se tornar seu aprendiz.

Mordo é exilado, abraça de vez a magia negra e passa a invocar demônios para lutar abertamente contra sua antiga ordem. Entretanto, as mudanças serão muitas extensas no cinema e sua origem e desenvolvimento do personagem mudam completamente.

"Ele está diferente neste filme. É um defensor de Strange no começo do filme. O Ancião não vê potencial em Steven como Mordo vê. Mordo é aquele que conversa com o ancião para que o ensine. Mordo será um parceiro e mentor do Doutor Estranho. Isso era algo que queríamos fazer diferente dos quadrinhos porque...Tem algumas coisas que são óbvias demais para a audiência moderna. O rival invejoso que se vira contra o amigo quando este passa a mostrar sinais de talento? Não queríamos isso," explicou Kevin Feige, chefão da Marvel, ao Comicbook.

Vamos descobrir como isso tudo funcionará em 03 de novembro, mas ainda existe outro elemento que pode ser revelado ainda nesse filme. Uma entidade de energia e, talvez, inimigo mais poderoso de Doutor Estranho:

Dormammu

Dormammu nasceu há milhões em Faltine, dimensão caótica, onde ele é capaz de adquirir e manipular energia mística. Eventualmente, Dormammu encontra a Dimensão Negra, que estava em paz por vários milênios, incitando uma rebelião local para destronar o soberano local, Olnar. Na Dimensão Negra, Dormammu continuou a adquirir energia, assumindo sua popular aparência demoníaca.

 O vilão se interessou pela Terra e fez diversas incursões contra o planeta, mas sempre era impedido graças a uma barreira mística estabelecida nos primórdios do planeta ou banido por Doutor Estranho. Influente, o vilão chegou a criar alguns seres que espalhariam o caos na Terra, como Jack, o Estripador.

Dormammu

Dormammu é uma das (se não a mais) mais poderosas entidades da Dimensão Negra e faz tudo para conquistar ou destruir universos inteiros. Na Terra, ele fez uma aliança com Barão Mordo para que este matasse o Ancião, permitindo sua entrada no plano.

É bem possível que essa entidade esteja por trás dos eventos do filme que estreia em 03 de novembro, tanto que, em uma das cenas divulgadas do filme, um ser que se assemelha a Dormammu aparece na Dimensão Negra, mas não existe confirmação de que ele esteja no longa. Esperamos que sim, mas há boas chances de ele aparecer apenas como mandante distante dos eventos do primeiro filme, como Thanos aparece em Guardiões Da Galáxia e Os Vingadores - The Avengers.

Também é bem possível que toda essa conspiração esteja presente, mas Kaecilius seja o vilão do primeiro filme, Mordo do segundo e Dormammu do terceiro. Isso caso o longa ganhe continuações, claro.

Fique com o último trailer:


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus