cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Doutor Estranho' é muito mais complexo do que você imagina

    Personagem possui muito mais profundidade nos quadrinhos
    Por Daniel Reininger
    02/04/2022 - Atualizado há cerca de 2 meses

    Doutor Estranho no Multiverso da Loucura ampliará a Fase 4 do MCU com várias versões diferentes de Stephen Strange e quem sabe começaremos a ver o personagem de uma forma mais aprofundada, como conhecemos nos quadrinhos.

    Afinal, o Doutor Estranho é um personagem muito mais complexo do que vemos nos cinemas. Entenda melhor alguns aspectos de sua versão original:

    Quadrinhos

    Criado pelo desenhista Steve Ditko e Stan Lee, Dr. Stephen Vincent Strange, teve sua primeira aparição na Marvel, durante a HQ Strange Tales #110, do ano 1963. Como mestre das artes místicas, o Doutor Estranho é um dos feiticeiros mais poderosos do mundo. Muitos dos poderes do Doutor Estranho são uma função de sua capacidade de manipular a energia mística.

    O Doutor Estranho também pode canalizar a energia virtualmente ilimitada de seres místicos e não-místicos quase onipotentes — conhecidos como Principados — para fortalecer seus feitiços. Isso pode tomar a forma de declarar o que ele quer que aconteça. Esta capacidade de ser um condutor para fontes de energia do multiverso deu origem à frase "Dr. Estranho é tão poderoso quanto o deus que ele invoca".

    Nos quadrinhos, o Ancião sabia de Strange e seu potencial para servir como Feiticeiro Supremo antes mesmo de seu primeiro encontro com Strange. Ele considerava seu potencial tão grande, que rejeitou outros pupilos. O Ancião planejou fazer do Dr. Estranho seu sucessor por um longo tempo.  

    Strange inicialmente permaneceu distante da comunidade de super-heróis de Nova York, travando suas batalhas contra Pesadelo e Barão Mordo em segredo. As coisas só mudaram quando Loki enganou o mago e o fez atacar Thor, fazendo com que ele decidisse se envolver nas coisas mais "mundanas".

    Defensores

    Quando o Inominável, uma horrenda criatura de duas cabeças que governa uma dimensão demoníaca, retorna à Terra, Strange o enfrenta com a ajuda de Namor e do Hulk. Eles se tornam amigos apesar de suas diferenças e eventualmente se juntam ao alienígena Surfista Prateado para formar os Defensores, um grupo que se reuniria esporadicamente para enfrentar ameaças contra a Terra.

    Illuminati

    Após a Guerra Kree-Skrull, vários dos heróis mais poderosos da Terra - Doutor Estranho, Raio Negro, Professor X, Homem de Ferro, Senhor Fantástico e Namor - formaram os Illuminati, um grupo secreto dos heróis mais influentes da Terra que se encontrariam apenas algumas vezes para enfrentar eventos de extraordinária importância.  

    O grupo tenta, à todo custo, proteger a Terra das maiores ameaças, mas principalmente ajuda a moldar o mundo à sua imagem, fazendo-o seguir no que consideram ser a melhor direção. E Doutor Estranho é um dos principais membros, nunca tendo faltando em nenhuma reunião do grupo.

    Strange traz ao grupo o ponto de vista e a perspectiva de suas décadas de luta contra o mal místico.  

    Cena de 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura'Reprodução

    Imortal

    Em Doctor Strange #4 de 1974, o Mago Supremo luta contra a Morte, personificação representada pela mulher esquelética pela qual Thanos é apaixonado nas HQs.

    Estranho luta com toda sua força, mas, no final das contas, Strange relembra os ensinamentos do Ancião, de que a morte é apenas outra parte da vida. Ele então para de lutar e permite que a morte o vença.

    Strange então acorda em um vazio, onde o Ancião lhe diz que ele passou pela primeira série de provas que deveria enfrentar como Mago Supremo. Como resultado de sua rendição à Morte, o Doutor Estranho agora não pode envelhecer e  a morte só pode vir por meio de uma batalha.

    Romance

    O grande amor de Sthephen Strange nos quadrinhos é a sobrinha de Dormammu, um ser místico que governa a Dimensão Sombria, uma dimensão que fica nas profundezas da existência. O nome da mulher é Clea, que pode aparecer em Multiverso da Loucura.

    Clea é a princesa da Dimensão das Treva e tem poderes muito parecidos com os de Strange. Ela participou de muitas de suas aventuras, até mesmo como um membro de sua equipe, os Defensores.

    Enfrentou Deus

    Não são só seres Antigos, criaturas bizarras e demônios que Doutor Estranho enfrenta, ele já lutou com Deus. 

    As histórias de Doutor Estranho são esquisitas, mas o ápice aconteceu quando ele enfrentou Sise-Neg, cujo nome é, na verdade, a palavra Genesis ao contrário. 

    Sise-Neg foi um mago do século 31 que decidiu se tornar onipotente absorvendo toda a magia do tempo e do espaço.  

    Doutor Estranho se juntou a seu rival Barão Mordo para salvar o universo, mas eles falharam. Então, Sise-Neg viajou ao início dos tempos e destruiu toda a existência.

    Como ele não se importava mais com nada, tamanho seu poder, então simplesmente recriou tudo como era antes e seguiu sendo Onipotente e Onipresente.

    Ou seja, Sise-Neg é retratado como o criador de tudo, o Deus. Quando Stan Lee leu a edição, ele exigiu que o autor Steve Englehart publicasse uma retratação para explicar que era tudo ficção. 

    Doutor Estranho 2

    Doutor Estranho no Multiverso da Loucura explora o Multiverso e expande seus limites mais do que nunca, então não seria estranho vermos outras variantes do protagonista na trama.

    Dessa vez, Stephen Strange e seus aliados atravessam as realidades alternativas alucinantes e perigosas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.

    O filme trará o retorno de Chiwetel Ejiofor como Barão Mordo, um dos vilões da vez. A direção fica nas mãos de Sam Raimi e o elenco ainda traz nomes como Rachel McAdams, Benedict Wong e Xochitl Gomez.

    Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chega aos cinema no dia 05 de maio.

    Veja mais