Drácula, Lobisomem, Frankenstein: Veja os filmes de terror clássicos que vêm por aí

Universal decidiu reviver de vez seus monstros clássicos, mas não mais como um universo compartilhado

30/09/2020 19h14

Por Daniel Reininger

Após a ótima estreia de O Homem Invisível, a Universal decidiu reviver de vez seus monstros clássicos, mas não mais como um universo compartilhado e sim com filmes autônomos e focados em boas histórias.

Frankenstein, Drácula, O Lobisomem foram refilmados como caricaturas desinteressantes nos últimos anos ou como longas de ação, caso de Drácula: A História Nunca Contada. E atualmente o gênero terror tem mais sucesso com tramas psicológicas e tensas, como vimos em O Homem Invisível, que ofereceu uma versão contemporânea do romance clássico de H.G. Wells, com um toque de drama e terror psicológico.

A ideia é exatamente seguir esse exemplo.

Monstros clássicos, filmes modernos

O estúdio está trabalhando com cineastas como Paul Feig, Elizabeth Banks e John Krasinski no desenvolvimento de várias interpretações desses personagens e o plano é escolher bem o que será produzido. 

Os títulos possivéis são: Frankenstein, A Noiva de Frankenstein, A Múmia, Drácula, O Lobisomem, O Monstro da Lagoa Negra, O Fantasma da Ópera, O Corcunda de Notre-Dame.

Os filmes não têm uma faixa de orçamento pré-determinada e nenhum projeto parece estar pronto para ser filmado, embora uma sequência do Homem Invisível seja inevitável e alguns longa já tenham alguns nomes associados, como é o caso desses abaixo:

O Lobisomem

Sabemos que vêm aí uma versão moderna de O Lobisomen estrelado por Ryan Gosling (La La Land - Cantando Estações). O longa será escrito pela esposa de Jason Blum, fundador da Blumhouse (de Corra!), Lauren Schuker Blum, e sua colega de Orange Is The New Black, Rebecca Angelo. A procura por um diretor está a todo vapor, mas provavelmente o responsável pela direção será o cineasta por trás do recente lançamento da HBO, Bad Education, Cory Finley.

Não há nenhum plano para quando O Lobisomem entrará em produção e nem há uma previsão de lançamento.

Drácula

Karyn Kusama (O Peso Do Passado) vai dirigir o novo filme sobre o vampiro da Transilvânia, com ajuda da Blumhouse e de Matt Manfredi e Phil (O Peso Do Passado), que escreverão o roteiro do monstro no mundo moderno.

Não existem muitas informações ainda, mas o desenvolvimento do longa vem na esteira de outro projeto, um thriller de terror ainda sem título produzido por James Wan (Invocação Do Mal). Não fica claro se é o mesmo projeto ou se estão conectados de alguma forma. Seja como for, não existe previsão de lançamento.

Frankenstein

A Blumhouse trabalha também em Frankenstein que "se apropriará de um clássico dos Monstros da Universal através de um prisma moderno, focando em um grupo de jovens que descobrem um monstro escondido no porão de um vizinho. Spoiler: o monstro escapa", segundo a descrição oficial. Não existem outros detalhes, mas o longa também está sem data para início da produção e sem previsão de lançamento.

Animação

E para finalizar, o estúdio também está desenvolvendo um filme familiar chamado Little Monsters, do escritor e diretor de Toy Story 4, Josh Cooley. Ainda sem data de lançamento, tem a ideia de abordar os monstros numa versão cartunesca e leve. 

A produção é baseada nos designs de Crash McCreery, que trabalhou nas artes conceituais de filmes como Jurrassic World. O longa é descrito como uma carta de amor à Hollywood clássica sobre os monstros da Universal.

A produção é de Todd Lieberman e David Hoberman, da Mandeville Films. A data de estreia não foi anunciada.

Outros projetos

Existem outros longas citados, mas que estão sem novidades, como Dark Army, um longa baseado em A Noiva de Frankenstein, Renfield, inspirado nas histórias do Drácula, e Mulher Invisível, remake do filme de 1940. Não está claro em qual estágio de produção esses longas se encontram ou se eles entram na leva de filmes que estão sendo analisados, por isso considere como projetos em desenvolvimento, mas não confirmados.

É ótimo ver a Universal novamente interessada em reviver seus monstros mais famosos e, certamente, focar na história de cada filme e não em um universo compartilhado parece a melhor decisão depois do fracasso de A Múmia, de 2017.

 

Veja também: 

Filmes de terror inspirados em histórias reais

Os remakes de terror que mais queremos ver nos cinemas

Stephen King: Obras do escritor que viraram filmes de sucesso

Livros nacionais e internacionais que viraram filmes de sucesso


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus