cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Drama The Great Gatsby pode ser rodado em 3D

    Diretor Baz Luhrmann afirma que a adaptação cinematográfica pode ser filmada com esta tecnologia.
    Por Da Redação
    10/01/2011

    Com Avatar, James Cameron mostrou que é possível utilizar o 3D para criar uma ambientação visual, em vez de apenas sustos e efeitos cômicos. Agora, o diretor Baz Luhrmann (Austrália) pensa em dirigir seu novo drama, The Great Gatsby, também neste formato e utilizando pensamento semelhante.

    Durante uma mesa de discussões na Consumer Electronics Show (maior feira de eletrônicos do mundo), o cineasta estava ao lado de Oliver Stone (Platoon) e Michael Mann (Miami Vice) para debater a tecnologia Blu-ray e também o futuro dos filmes. Em determinado momento da conversa, Luhrmann levantou a possibilidade de The Great Gatsby ser filmado em 3D. Segundo a Forbes, o diretor fez uma demonstração de como o filme ficaria neste formato para os produtores, mas nenhuma decisão ainda foi tomada.

    Para defender a tese que um drama filmado em três dimensões não é uma ideia tão absurda assim, foi relembrado o caso de Disque M para Matar, de Alfred Hitchcock. O longa foi produzido em 1954 com câmeras 3D, mas lançado em formato padrão. O diretor ainda afirmou que o uso desta tecnologia se iniciou com “gags” (formato humorístico), depois tornou-se “espetáculo e drama”, como em Avatar, e que ainda pode ser usado para um tipo de “cinema poético”.

    Outros cineastas de nome como Martin Scorsese (Os Infiltrados) e Wim Wenders (Paris, Texas) também estão se aventurando pelo formato, e Scorsese, em entrevista, já se mostrou extremamente empolgado com as possibilidades que o 3D está proporcionando para seu novo filme, The Invention of Hugo Cabret.

    The Great Gatsby é baseado no livro homônimo de F. Scott Fitzgerald e tem Carey Mulligan (Educação) como protagonista. Leonardo DiCaprio (A Origem) e Tobey Maguire (Homem-Aranha) estão cotados para o projeto, que deve chegar às telonas em 2012.