'Duna' é novo 'Senhor dos Anéis' que você precisa conhecer
Uma das grandes atrações do Oscar 2022, sem dúvida alguma, é Duna, best-seller do escritor Frank Herbert e uma das grandes obras da ficção científica de todos os tempos.
O livro ganhou uma nova adaptação cinematográfica, dividida em pelo menos dois filmes, sob a direção de Denis Villeneuve (Blade Runner 2049, A Chegada).
Para quem não conhece essa trama épica, o Cineclick preparou esse especial para explicar porque esse é o Senhor dos Anéis da ficção científica.
Universo
Duna se passa em um futuro muito distante, por volta do ano 10.000 e a organização da sociedade mudou completamente.
A obra traz a desconstrução da realeza por meio da vivência em uma terra inóspita. Temas relevantes para a sociedade são abordados na saga, como a religião e o meio ambiente.
Nesse mundo, naves e armamentos modernos mostram o avanço tecnológico da raça humana, mas, em contraste, vemos um sistema feudal de Casas nobres em um Império com uma estrutura política retrógrada.
É uma galáxia brutal. Além de Arrakis, um planeta explorado por seus recursos naturais, há, por exemplo, um local que remete aos gladiadores da Roma Antiga, que se chama Salusa Secundus; é um planeta-prisão, onde muitos dos Sardaukar, os guerreiros cruéis e implacáveis do Imperador, se formam.
Trama do filme
Em uma trama épica ambientada no futuro distante da humanidade, o duque Leto Atreides aceita a administração do perigoso planeta deserto Arrakis, a única fonte da substância mais valiosa do universo, "especiaria", uma droga que garante a possibilidade das viagens intergalácticas. Além disso, ela prolonga a vida humana e fornece níveis acelerados de pensamento.
Embora Leto saiba que a oportunidade é uma armadilha criada por seus inimigos, os Harkonnen, ele leva sua concubina Bene Gesserit, Lady Jessica, filho e herdeiro Paul, e os conselheiros mais confiáveis para Arrakis, também conhecido como Duna.
Leto assume o controle da operação de mineração de especiaria, que é perigosa pela presença de vermes da areia gigantes. Uma amarga traição leva Paul e Jessica aos Fremen, nativos de Arrakis que vivem no deserto profundo.
A partir daí, o caminho do escolhido é traçado e o destino de Duna, como Arrakis é conhecido, e da galáxia será decidido.
Elenco e personagens
Assim com o Senhor dos Anéis, o filme conta com personagens marcantes:
- Timothée Chalamet como Paul Atreides, o descendente da Casa Atreides.
- Rebecca Ferguson como Lady Jessica, mãe de Paul Bene Gesserit e concubina com Duke Leto.
- Oscar Isaac como o duque Leto Atreides, um nobre recém-agraciado com a mordomia do perigoso planeta Arrakis, fonte do tempero.
- Josh Brolin como Gurney Halleck, mestre de armas da Casa Atreides e mentor de Paul.
- Stellan Skarsgård como o Barão Vladimir Harkonnen, inimigo jurado de Leto.
- Dave Bautista como Glossu Rabban, o brutal sobrinho do barão Harkonnen.
- Zendaya como Chani, Fremen filha do Planetologista Imperial Liet-Kynes e o interesse amoroso de Paul.
- David Dastmalchian como Piter De Vries, um Mentat torcido leal ao Barão.
- Stephen Henderson como Thufir Hawat, um Mentat e Mestre dos Assassinos da Casa Atreides.
- Charlotte Rampling como Gaius Helen Mohiam, uma Reverenda Madre Bene Gesserit e a Reveladora da Verdade do Imperador.
- Jason Momoa como Duncan Idaho, espadachim da Casa Atreides.
- Javier Bardem como Stilgar, líder da tribo Fremen no Sietch Tabr.
- Chang Chen como o Dr. Wellington Yueh, um médico Suk a serviço da família Atreides.
Épico
Assim como O Senhor dos Anéis, a trama épica vai a fundo nesse mundo, cria grandes perigos para os protagonistas e dá origem a grandes hérois e história.
Duna é um mundo complexo, com questões ambientais, sociais e religiosas que permeiam a trama. No início, Paul precisa achar um meio de sobreviver e depois de vingar a morte de seu pai, mas a coisa vai muito além disso.
Com tecnologia, magia e uma trama rica e repleta de personagens memoráveis, Duna é uma história empolgante, que serviu de inspiração para longas como Star Wars, por exemplo.
É uma obra tão complexa, que nunca foi adaptada com sucesso para o cinema, embora uma minisérie dos anos 2000 faça um serviço aceitável, se não ideal, em trazer essa obra magnífica para as telas. Caso você não lembre, a mesma dificuldade de adaptação aconteceu com O Senhor dos Anéis.
A principal semelhança entre as duas franquias é o detalhamento de seus mundos e aprofundamento dos personagens. Ambos mostram a Jornada do Herói, mas Duna vai muito além, porque as questões envolvidas aqui criticam elementos extremamentes atuais para nossa socieade, enquanto o foco de Senhor Dos Anéis era mostrar o horror e consequência das Guerras Mundiais.
Duna tem tudo para se tornar um marco no cinema, assim como se tornou na literatura.
Primeiras impressões
Além de ser aplaudido no Festival de Veneza por 8 minutos, o filme foi bastante elogicado por críticos de todo o mundo.
Além disso, já assisti o filme e posso dizer que o longa realmente capturou a essência do livro, com uma trama épica realmente inspiradora e bem contada.
É uma obra-prima e mal posso esperar para ver a sequência, que finaliza essa bela trama que encantou gerações nas páginas dos livros e agora fará o mesmo nas telas do cinema.
É, porém, um pouco frustrante não saber quando a continuação será lançada, de tão bom que é essa primeira parte.
Vale assistir
Duna é inspirado em um dos maiores clássicos literários da ficção científica escrito por Frank Herbert.
A adaptação traz alguns dos principais nomes em atividades em Hollywood no momento, como Timothée Chalamet e Zendaya.
Além deles, o longa ainda trará Oscar Isaac (Star Wars: A Ascensão Skywalker) como o Duque Leto Atreides e Rebecca Ferguson (Missão: Impossível - Efeito Fallout) no papel da sua esposa, Lady Jessica. Outros nomes fortes no elenco são Josh Brolin (Vingadores - Ultimato) e Jason Momoa (Aquaman).
Com direção de Denis Villeneuve (Blade Runner 2049), Duna está na HBO Max. Veja o trailer final: