Dunkirk chega à Netflix como um dos melhores filmes de guerra já feitos

A trama acompanha a evacuação militar britânica da cidade francesa de Dunquerque, em 1940

15/10/2020 18h44

Por Daniel Reininger

Dunkirk chega à Netflix como um dos filmes de guerra mais impactantes dos últimos anos. Aqui, explicamos melhor sobre a trama e o motivo para você assistir hoje mesmo ao filme do renomado diretor Christopher Nolan (Batman - O Cavaleiro Das Trevas).

Trama

A trama acompanha a evacuação militar britânica da cidade francesa de Dunquerque, em 1940, conhecida como Operação Dínamo, que resgatou milhares de soldados aliados, que estavam cercadas pelos nazistas.

O exército inglês calculava que apenas 25% das tropas Aliadas conseguiria sair do cerco, mas a operação conseguiu tirar a maior parte deles e mais de 330 mil homens das forças da França, do Reino Unido, da Bélgica e da Holanda foram salvos, em um dos momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial.

Se essa operação não tivesse dado certo, muitos historiadores afirmam que o destino da Europa poderia ter sido outro. E esse tenso momento histórico é retratado com maestreia por Christopher Nolan.

Opinião

"Dunkirk é uma obra realmente impressionante. Com três perspectivas diferentes, no ar, na terra e no mar, Christopher Nolan rege com maestria uma intrincada trama que mostra um dos momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial, a retirada de milhares de soldados das forças aliadas da Europa, impedindo um massacre que teria deixado a guerra na mão dos nazistas.

Esse não é um filme de guerra convencional. Ao mostrar o drama de mais de 400 mil soldados isolados na costa do norte da França, cercados pelo inimigo, o longa tem poucos combates, quase nenhuma cena sangrenta, raramente os nazistas são vistos e, quando isso acontece, é por sombras ou dentro de aviões. O foco aqui é o drama pela sobrevivência e o desespero dos soldados presos em uma situação desesperadora.

O filme não perde muito templo explicando as coisas óbvias, com exceção de uma ou outra cena, como quando dois soldados escondidos ouvem oficiais comentando a morte certa. Fora isso, o longa não cai em clichês como histórias de antes da guerra ou saudades de entes queridos, ao invés disso mostra jovens aterrorizados que só querem uma coisa: sobreviver. A falta de aprofundamento de personagens não faz falta, já que faz pouca diferença quem essas pessoas eram antes de se encontrarem nessa situação.

A tensão é grande do começo ao fim. Como em Gravidade, você sente a pressão e o desespero da situação na pele e é difícil permanecer impassível diante de tamanha opressão e falta de esperança."

Confira a crítica completa

Elenco e personagens

- Tom Hardy como Farrier, um piloto da Força Aérea Real.

- Fionn Whitehead como Tommy, um soldado britânico.

- Mark Rylance como Sr. Dawson, um marinheiro civil dono do iate Moonstone, que é usado para resgatar os soldados.

- Cillian Murphy como o Soldado Tremulante, um soldado britânico resgatado pelo Sr. Dawson.

- Tom Glynn-Carney como Peter, o filho do Sr. Dawson.

- Jack Lowden como Collins, um piloto da Força Aérea Real

- Harry Styles como Alex, um soldado britânico.

- Aneurin Barnard como Gibson, um soldado francês que se passa por britânico.

- James D'Arcy como Coronel Winnant, um oficial do Exército Britânico.

- Barry Keoghan como George, um amigo de Peter.

- Kenneth Branagh como Comandante Bolton, um oficial da Marinha Real Britânica.

 

Trailer


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus