E o Vento Levou é retirado de streaming após protestos contra racismo

Longa lançado em 1939 traz abordagem polêmica sobre a vida de escravos

10/06/2020 14h32

Por Thamires Viana

O longa E o Vento Levou foi retirado da plataforma de streaming HBO Max após as manifestações contra o racismo que aconteceram nas últimas semanas em todo o mundo. A polêmica do filme se dá pela representação de escravos conformados e proprietários de escravos representados como heróis. (via G1)

O clássico lançado em 1939 venceu em oito categorias do Oscar, incluindo a de Melhor Filme e de Atriz Coadjuvante para Hattie McDaniel, que interpreta a personagem Mammy no longa. Ela foi a primeira atriz negra a vencer um Oscar.

John Ridley, autor do livro 12 Anos de Escravidão que originou o longa de 2013, falou sobre o assunto afirmando que o filme "ignora os horrores da escravidão e perpetua alguns dos estereótipos mais dolorosos das pessoas negras".

A publicação também afirma que o filme deverá ser disponibilizado novamente em uma data ainda desconhecida, mas que trará junto uma discussão de seu contexto histórico. "Se vamos criar um futuro mais justo, equitativo e inclusivo, nós devemos primeiro reconhecer e entender nossa história", afirmou a HBO Max em comunicado divulgado para a imprensa.

Veja também: 

Filmes que levaram representatividade negra às telas

Top 6: Filmes imperdíveis do Cinema Negro para ver no streaming


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus