cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    É oficial! Disney compra divisão de cinema e TV da Fox

    Acordo não inclui Fox News nem a Fox Sports
    Por Daniel Reininger
    14/12/2017

    É oficial! A Walt Disney Company comprou as divisões de cinema e de TV da 21st Century Fox! O valor da operação é de US$ 52,4 bilhões. Sim, X-Men e Vingadores estarão no mesmo universo nas telonas, mas o acordo vai muito além dessa boa notícia e os impactos serão enormes na indústria do entretenimento. 

    + A compra da Fox pela Disney vai muito além da Marvel; entenda o cenário

    A 21st Century Fox vendeu o estúdio de cinema da Fox e a empresa de produção de televisão, juntamente com outros ativos de mídia como FX Networks e National Geographic, 22 redes de esportes regionais, assim como a participação da empresa nos serviços Hulu, Sky e Star.

    O acordo não inclui Fox News nem a Fox Sports, que permanecem parte do império Fox. Vale lembrar que a Disney já possui ABC e ESPN e a incorporação dessas divisões tornaria a aquisição um alvo para uma investigação antitrust, lei que exige que exista competição no mercado.

    A Disney também assumirá cerca de US$ 13,7 bilhões de dívidas do grupo do magnata Rupert Murdoch. Além disso, Robert Iger continuará como presidente da companhia até 2021.

    O que essa compra significa? A boa notícia é que devemos ver propriedades como X-Men (incluindo Deadpool e Wolverine) como parte do Universo Cinematográfico da Marvel, que é da Disney. O Quarteto Fantástico está com os direitos de produção com a Constantin Film, mas um acordo poderia ser feito e eles também voltariam para casa. Ou seja, todos os principais personagem da editora poderiam se unir nos cinemas e isso é algo que os fãs queriam ver a anos.

    + Veja os personagens da Marvel que a Disney passa a ter ao comprar a Fox

    A Disney também adquiriu franquias como Alien, Predator, Planeta dos Macacos, Kingsman, Duro de Matar, SimpsonsAvatar e Alita, que será ançado em breve. É muita coisa!

    Além disso, James Cameron está atualmente no comando de quatro seqüências de Avatar, o filme mais bem sucedido de todos os tempos nas bilheterias. Vale lembrar que o diretor trabalhou recentemente com a Disney na nova atração Pandora - The World of Avatar no parque de Orlando.

    Outra boa notícia é que a Lucasfilm pode voltar a controlar Star Wars totalmente, afinal a Fox ainda possui os direitos do Star Wars original de 1977, o que poderia indicar um Blu-ray da trilogia original sem remasterização. 

    Outro vitorioso será o serviço de transmissão por streaming da propria Disney, que possuirá conteúdo da Disney e também todo o legado do estúdio 20th Century Fox. Com isso, a Netflix vai ter que se cuidar para manter a hegemonia.

    Mas nem tudo são flores. O mercado sofrerá impactos concretos com essa aquisição. A Disney se tornará uma máquina ainda mais impressionante de fazer dinheiro e terá ainda mais poder para impor práticas como aumento de valores para os exibidores terem seus filmes nos cinemas, algo que já tenta desde Vingadores: Era De Ultron nos EUA, e ainda mais poder para fazer exigências para que seus filmes estejam nos cinemas. Isso pode afetar todo o mercado.

    Além disso, o caso recente da Disney ter banido repórteres do Los Angeles Times de suas cabines e eventos oficiais devido a uma matéria que denunciava supostas práticas ilegais em uma de suas sedes, localizada em Anaheim, também não pegou bem e a empresa até chegou a sofrer retaliações de associações de críticos e jornalistas. O problema é que com mais franquia de peso sob seu comando, decisões arbitrárias como essa podem se tornar ainda mais comuns. Esperamos que não!

    Confira a lista dos principais produtos adquiridos pela Disney:

    Filmes e séries

    X-Men
    Deadpool
    Avatar
    Titanic
    Duro de Matar
    Planeta dos Macacos
    Era do Gelo
    The Simpsons
    Modern Family
    Homeland
    The Americans
    American Horror Story
    Empire
    This is Us
    Garota Exemplar

    Canais e serviços:

    FX Networks
    20th Century Fox Television
    National Geographic
    Fox Sports Regional Networks
    Fox Networks Group International
    Star India
    Serviço de streaming Hulu
    Sky plc
    Tata Sky
    Endemol Shine Group