cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    É Tudo Verdade 2007 terá filmes de Kieslowski

    Por Da Redação
    10/02/2007

    Seleção de documentários, dirigidos entre as décadas de 1960 e 1980 pelo cineasta polonês Krzysztof Kieslowski (A Liberdade é Azul), inédita no Brasil, comporá a Retrospectiva Internacional do É Tudo Verdade - 12º Festival Internacional de Documentário. Entre os filmes a serem exibidos estão os curtas Da Cidade de Lodz (1969), realizado na época da escola, e Sete Mulheres de Diferentes Idades, sobre a vida de uma mulher, e os longas Raio-X (1974) e Bricklayer (1973).

    Segundo o crítico de cinema Amir Labaki, fundador e diretor do evento, "Kieslowski é um dos maiores cineastas contemporâneos, em qualquer gênero".

    Entre 1966 e 1988 Kieslowski dirigiu 22 documentários. Seus filmes contam histórias de operários, médicos, motoristas, mostrando as desigualdades humanas. Para ele, descrever os processos era a forma de refletir sobre eles. Por este aspecto crítico, muitos de seus filmes tiveram a exibição prejudicada, alguns foram censurados e até destruídos. Esta perseguição estimulou-o a fazer filmes de gente que, como ele, não tinha um lugar muito claro no mundo.

    O É Tudo Verdade - 12º Festival Internacional de Documentários será realizado de 22 de março a 1º de abril em São Paulo; de 23 de março a 1º de abril, no Rio de Janeiro; de 3 a 15 de abril, no Brasília; de 9 a 15 de abril, de Campinas. O festival apresenta nesta edição competições internacionais de longas e, pela primeira vez, de curtas-metragens; as competições brasileiras de longas e curtas-metragens; as mostras informativas O Estado das Coisas, Horizonte e Foco Latino-Americano; além da Retrospectiva Brasileira e Programas Especiais. Paralelamente, no Itaú Cultural em São Paulo, será realizada a sexta Conferência Internacional do Documentário, realizada em parceria com o Cinusp.