É Tudo Verdade anuncia vencedores
O vencedor do festival de documentários É Tudo Verdade foi o franco-israelense Agosto - Um Momento antes da Explosão, do diretor Avi Mograbi. O filme lida com os conflitos atuais de Israel, com um toque de bom humor.
Considerada a competição mais importante da América Latina, a sétima edição do festival apresentou 93 documentários com destaques internacionais e revelações brasileiras.
A cerimônia de premiação realizada neste domingo (21/04), no Cinesesc, consagrou Rocha que Voa como o melhor média-metragem da competição brasileira. O filme aborda o exílio do cineasta Glauber Rocha me Cuba, no início dos anos 70 e foi dirigido por seu filho Eryk Rocha.
Na competição brasileira de curtas-metragens, criada este ano, o paulista Casa de Cachorro, do estreante Thiago Villas Boas levou o prêmio máximo.
O festival vai até o dia 28 de abril, no Rio de Janeiro, exibindo os títulos da retrospectiva brasileira Cinema & TV - Globo Shell Especial e Globo Repórter (1971-1979), no Centro Cultural Banco do Brasil
Confira os outros vencedores:
Prêmio MinC de documentários
Dada (Eduardo Vaissman - RJ)
Nasceu o Bebê Diabo em São Paulo (Renata Druck - SP)
Samba Riachão (Jorge Alfredo - BA)
Prêmio TV Cultura de Documentários 2002 (Júri Próprio)
Mapas Urbanos 2 - Recife dos Poetas e Compositores (Daniel Augusto, SP)
Prêmio Aquisição GNT de Renovação de Linguagem (Júri Próprio)
Passageiros da Segunda Classe (Luiz E. Jorge, Kim-ir-Sem & Waldir de
Pina - GO)
Prêmio Quanta
Rocha Que Voa (Eryk Rocha - RJ)
Casa de Cachorro (Thiago Villas Boas - SP)
Prêmio ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas)
Rocha Que Voa (Eryk Rocha - RJ)