cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    É Tudo Verdade exibe curta de Zé do Caixão produzido no Festival Sundance

    Por Da Redação
    03/04/2001

    Dois títulos extras são acrescentados à programação do Festival É Tudo Verdade – 6º Festival Internacional de Documentários, que acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo até 8 de abril: o curta-metragem Mojica na Neve, que acompanhou a visita do cineasta José Mojica Marins este ano ao Sundance Festival, na exibição de sua primeira obra com o personagem Zé do Caixão (À Meia-Noite Levarei Sua Alma, de 1964); e o média-metragem Território Crítico, incursão pelo pensamento e pela trajetória de Jean-Claude Bernardet, um dos mais importantes ensaístas do cinema brasileiro.

    Dirigido por André Barcinski, Ivan Finotti e André Finotti, Mojica na Neve mostra as aventuras do cineasta José Mojica Marins no Sundance Festival 2001, o maior evento de cinema independente do mundo. Mojica aproveitou para entrevistar celebridades e conhecer os cemitérios da região. Emocionou-se ao ver, pela primeira vez em 65 anos de vida, neve caindo.

    Captado em vídeo digital e com duração final de 15 minutos, o curta é definido por seus realizadores como "comemorativo". Celebra a premiação do vídeo Maldito - O Estranho Mundo de José Mojica Marins (documentário de 66 minutos sobre a vida e obra de Mojica, dirigido por André Barcinski e Ivan Finotti e montado por André Finotti) no Sundance Festival 2001, onde recebeu o Prêmio Especial do Júri Latino-Americano.

    Mojica na Neve acompanha a projeção de O Pesadelo Americano (longa do britânico Adam Simon) no sábado, 7 de abril, às 23h, no Auditório do MIS (SP). Já Território Crítico está previsto para o domingo, 8 de abril, às 16h, na Sala de Vídeo Sony do MIS.