cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Editora de Bonnie e Clyde morre aos 86 anos

    Por Da Redação
    19/04/2010

    A editora de filmes Dede Allen faleceu em sua casa, no sábado (17/4), em Los Angeles, nos EUA. Ela havia sofrido um derrame na quarta-feira (14/4), informou sua filha Ramey Ward. A informação é do jornal Los Angeles Times.

    Em 1967, Allen foi a primeira editora a receber crédito exclusivo em um filme, em Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas. Ao longo de sua carreira, ela recebeu três indicações ao Oscar - Um Dia de Cão, em 1975, Reds, em 1981, e o mais recente Garotos Incríveis, em 2000, que marcou seu retorno para a edição, após uma passagem de quase oito anos como chefe de pós-produção da Warner Bros.

    De acordo com o jornal The New York Times, Allen é creditada com a edição ou co-edição de 20 grandes filmes em um período de 40 anos. Ela começou sua carreira na Columbia Pictures e mais tarde foi mentora do diretor, produtor e editor Robert Wise, que editou Cidadão Kane. Em seu currículo, ainda constam filmes como A Família Addams, Violação de Privacidade e Um Segredo Entre Nós, seu último trabalho como editora.

    "Ela certamente revolucionou a forma como os filmes foram editados e radicalizou o modo de olhar para uma narrativa", disse Scott Rudin, produtor de cinema e teatro que  trabalhou com a editora em Garotos Incriveís e A Família Addams