cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Há 17 anos, 'Efeito Borboleta' virava gíria

    Longa estrelado por Ashton Kutcher marcou os anos 2000 no cinema
    Por Thamires Viana
    23/07/2021 - Atualizado há cerca de 2 meses

    Há 17 anos, no dia 23 de julho de 2004, chegava ao Brasil o filme Efeito Borboleta, um dos mais emblemáticos da década. Estrelada por Ashton Kutcher, a produção marcou o público pela forma como abordou o fenômeno que dá nome ao filme.

    Segundo estudiosos, o chamado Efeito Borboleta deriva da Teoria do Caos e consiste em grandes acontecimentos iniciados, muitas vezes, por pequenas alterações. A denominação passou a ser usada com frequência como algumas escolhas causam inimagináveis consequências.

    Para celebrar a data, relembre detalhes de Efeito Borboleta:

    Trama

    Cena de Efeito Borboleta (2004)Reprodução

    Na trama de Efeito Borboleta, Evan Treborn (Ashton Kutcher) é um jovem de 20 e poucos anos que luta contra as memórias traumáticas de sua infância. Quando descobre uma técnica que pode levá-lo de volta ao passado, Evan passa a alterar diversos acontecimentos e, assim, mudar para sempre o seu futuro. Porém, o efeito borboleta trará consequências inesperadas para sua vida e daqueles que estão ao seu redor. 

    Curiosidades

    Estudo

    Ashton Kutcher precisou de um extenso estudo sobre psicologia, transtornos mentais e teoria do caos para se preparar para seu papel neste filme.

    Sinistro!

    Na cena em que Evan está sendo hipnotizado, as luzes piscam no fundo do consultório do psiquiatra. Isso não foi um efeito especial planejado pela equipe, mas sim um curto-circuito real na fiação no set. Os diretores acharam que combinava bem com a cena e decidiram usar na versão final.

    Real

    Todas as cenas ambientadas na prisão foram filmadas em uma penitenciária real localizada no estado de Washington. A figuração foi composta quase integralmente por prisioneiros reais.

    Relembre uma das cenas do longa:

    Produção

    Dirigido pela dupla Eric Bress e J. Mackye Gruber, Efeito Borboleta trouxe ainda nomes como Amy Smart, Melora Walters, Elden Henson e Logan Lerman no elenco. 

    O filme ganhou mais duas sequências - Efeito Borboleta 2 (2006) e Efeito Borboleta: Revelação (2009).

    Atualmente, Efeito Borboleta está disponível nos catálogos da HBO Max e do Globoplay. 

    Veja também: