cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Elysium: Wagner Moura e Alice Braga contam curiosidades sobre longa

    Filme com Matt Damon estreia dia 20 de setembro no Brasil
    Por Cristina Tavelin
    09/09/2013

    Wagner Moura e Alice Braga são apenas dois estrangeiros entre as dezenas que integram o elenco de Elysium. Sem nacionalidade definida pelo diretor Neill Blomkamp (Distrito 9), Alice resolveu estabelecer a origem de sua personagem. "Pra mim, ela veio da fronteira entre México e Estados Unidos, tem um inglês mais cantado". Moura quis manter a brasilidade - tanto que Spider tem uma bandeira discreta tatuada no braço.

    Em um intervalo das gravações, Matt Damon, o protagonista Max, perguntou ao ator brasileiro: "Por que você insistiu para que seu personagem tivesse um hambúrger tatuado no braço??". Essa foi uma das curiosidades sobre as gravações de Elysium que Moura revelou nesta segunda-feira em coletiva sobre o longa. 

    Na trama ambientada em um futuro distópico, a Terra decadente abriga uma superpopulação e a estação espacial Elysium é reservada para os ricos. Dessa forma, o diretor propõe diversas discussões sociais. 

    "Sou bem otimista em relação ao futuro. Esse filme é a metáfora do que está espalhado pelo mundo: a questão da desigualdade social é forte no Brasil; as mazelas de Elysium dizem respeito às mazelas do meio ambiente. O longa sinaliza essas questões importantes, mas não é uma previsão", destacou Moura. 

    Sobre seu primeiro filme em língua inglesa, ele usa a definição de um ator espanhol para explicar a proporção do desafio: "Javier Barden diz que parece ter um escritório na cabeça quando atua em inglês - cheio de burocracias e pessoas trocando mensagens. Em espanhol, esse escritório fica vazio". 

    O tamanho da produção não assustou os dois, mesmo com tanto dinheiro envolvido. "Fazer cinema é igual no mundo inteiro", enfatizou Alice. Apesar de o processo ser o mesmo, há algumas vantagens: "Pedi uma bengala para testar com o personagem e dez minutos depois a produção chegou com 50 tipos diferentes", finalizou Moura.

    Elysium estreia dia 20 de setembro no Brasil.