cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Entenda a ligação de Animais Fantásticos e Harry Potter

    O famoso bruxinho não aparece no filme, afinal a trama se passa décadas antes de seu nascimento
    Por Daniel Reininger
    04/02/2021 - Atualizado há 3 meses

    Anos depois do último livro de Harry Potter, a escritora J.K. Rowling surpreendeu os fãs e resolveu revisitar seu mundo mágico. Só que sem o bruxinho. Animais Fantásticos E Onde Habitam é uma história que acontece antes dos eventos retratados nos livros e filmes da saga, mais precisamente a partir de 1926, 54 anos antes do protagonista nascer. Mas você sabe do que se trata a franquia? A gente explica.

    O que é 

    Animais Fantásticos E Onde Habitam foi o primeiro roteiro cinematográfico de Rowling. Ela resolveu contar as histórias do autor de Animais Fantásticos e onde Habitam, livro fictício usado como material didático na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, cuja versão do mundo real chegou a ser lançada nas livrarias brasileiras em 2001, para alegria dos fãs. 

    A sequência continua de onde o primeiro parou. O poderoso Bruxo das Trevas Gerardo Grindelwald (interpretado até 2020 por Johnny Depp e agora por Mads Mikkelsen) foi capturado pela MACUSA (Congresso Mágico dos Estados Unidos da América) com a ajuda de Newt Scamander (Eddie Redmayne). Mas, cumprindo sua ameaça, Grindelwald escapou e começou a reunir seguidores, que em sua maioria desconhecem seu verdadeiro propósito: elevar os bruxos de sangue puro para dominar todos os seres não-mágicos. 

    Em um esforço para frustrar os planos de Grindelwald, AlvoDumbledore (Jude Law) procura seu antigo aluno, Newt Scamander, que concorda em ajudar, sem saber dos perigos que o aguardam. Linhas são traçadas quando amor e lealdade são testados, mesmo entre os amigos e familiares mais verdadeiros, em um mundo bruxo cada vez mais dividido. 

    Harry Potter sem Harry Potter

    Você já sabe que Harry Potter não aparece no filme, afinal ele se passa décadas anos antes do nascimento do bruxinho. Mesmo assim, é natural que os fãs esperem algumas referências e algumas óbvias como a presença de Dumbledore, o diretor de Hogwarts. O personagem tem bastante importância no novo filme, mas a verdade é que não é preciso ter conhecimento sobre a história da franquia para entender Animais Fantásticos.

    Sem o famoso bruxinho protagonista, o filme é estrelado por Eddie Redmayne, ator de A Garota Dinamarquesa. Ele vive Newton Ártemis Fido Scamander, que nasceu em 1897, na Inglaterra. No mundo de Harry Potter, ele é um respeitado magizoologista, ou seja, um especialista em animais mágicos.

    Ele foi expulso da escola por colocar em risco a vida de outro estudante e começou a trabalhar no Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas do Ministério da Magia britânico.

    Outras cidades

    A comunidade mágica nos Estados Unidos tem suas próprias leis e instituições, diferentes das de outros países, inclusive da Inglaterra, então as coisas ficam bem diferentes dos filmes e livros de Harry Potter. O mesmo acontece neste novo filme, que amplia o universo mágico nos cinemas ao se passar em Paris e também na Inglaterra.

    Vilão

    O foco no segundo longa da franquia, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, é a relação de Dumbledore e Gellert Grindelwald, interpretado por Johnny Depp até sua demissão em 2020, cuja escolha já causou discussão entre os fãs devido às polêmicas recentes envolvendo agressão à ex-companheira. Agora, ele será substituído por Mads Mikkelsen, ator da série Hannibal.

    Para quem não se lembra, Grindelwald foi um personagem importante no passado do mundo mágico criado por J.K. Rowling, afinal ele planejava criar uma ordem mundial de bruxos que dominaria os trouxas. Ele inspirou Voldemort, o vilão da saga Harry Potter. Dumbledore e Gridelwald possuiam um envolvimento amoroso e se separaram quando o vilão acidentalmente matou Ariana, irmã do futuro diretor de Hogwarts.

    Quando a saga Harry Potter começa, Grindewald está aprisionado em sua fortaleza e logo é encontrado e morto por Voldemort. O primeiro livro contém essa passagem, caso queira saber mais.

    Cinema

    A franquia Harry Potter foi finalizada em 2011, com a segunda parte de Harry Potter E As Relíquias Da Morte - Parte II. Animais Fantásticos começou em 2016 com o filme que faturou U$ 816 milhões nas bilheterias e mundiais. A franquia retornou em 2018 com Animais Fantásticos: Os Crimes De Grindelwald com mais aventuras no mundo mágico de J.K. Rowling, explorando o passado dos eventos que levara ao surgimento de Voldemort e Dumbledore. Serão cinco filme no total, veja o trailer do segundo: