cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Entenda as referências do trailer de 'Matrix: Resurrections'

    Warner liberou nesta quinta o primeiro trailer do quarto filme da franquia
    Por Daniel Reininger
    09/09/2021 - Atualizado há 3 meses

    Como prometido por um teaser nas redes sociais e no site oficial, o trailer de Matrix: Resurrections foi divulgado nesta quinta-feira e mostrou detalhes da trama, além do visual da nova Matrix. 

    O vídeo é exatamente o mesmo exibido durante a CinemaCon e mostra Neo confuso, em terapia com o personagem de Neil Patrick Harris.

    Veja o trailer abaixo. Em seguida, confira as referências e entenda o que o significam:

    Referências

    O primeiro minuto do vídeo traz a maior parte das referências do filmes anteriores, depois vemos um pouco da história, que agora sabemos mostrar Neo e Trinity sem as memórias do passado. Além disso, vemos algumas sequências de ação bem no estilo da franquia. 

    Entenda tudo abaixo:

    De volta à Matrix

    Cena de Matrix 4, com Neo na MatrixReprodução

    Assim como na trama original, sonhos são as primeiras pistas de que alguém está na Matrix. Neo tem tido pesadelos, nos quais vê os códigos verdes verticais que caracterizam a realidade virtual criada pelas máquinas para controlar os humanos.

    Parando balas

    Neo para uma bala com a mãoReprodução

    Em uma referência aos poderes antigos de Neo na Matrix, podemos ver o protagonista tentando parar uma bala com a mão. Ele era capaz de parar uma saraivada de balas de uma vez antes de sua "morte" em Matrix: Revolutions. Mais tarde do trailer, ele repete o feito.

    Neo parando múltiplas balas em Matrix: ReloadedDivulgação (Warner Bros)

    Neo acorda da Matrix

    Neo acorda da MatrixReprodução

    Ainda relacionada com os sonhos de Neo, essa cena mostra o personagem de Keanu Reeves acordando da Matrix, algo que aconteceu no primeiro filme da franquia, após ele tomar a pílula vermelha. O mesmo deve acontecer nesse filme, já que ele foi reinserido na Matrix.

    Trinity emboscada

    Cena de Trinity emboscada na MatrixReprodução

    Umas das primeiras cenas do primeiro Matrix mostra Trinity emboscada por policiais e lutando para conseguir fugir em segurança. A cena dela de costas é uma referência direta à esse momento e parte dos sonhos de Neo nesse quarto filme.

    Casulos isolados

    Cena de Matrix 4Reprodução

    Essa cena parece mostrar dois casulos onde humanos são mantidos dormentes na Matrix, como vimos na trilogia anterior. O curioso é que esses dois parecem isolados do resto da população. Seria onde Neo e Trinity se encontram dormentes no mundo real?

    Neo conhece Trinity

    Neo conhece Trinity, que pergunta: "Nós nos conhecemos?"Reprodução

    Neo e Trinity eram aliados e amantes na trilogia original, mas no novo filme eles não lembram um do outro claramente, tanto que eles se apresentam e Trinity pergunta: "Nós nos conhecemos?". Isso mostra que as máquinas realmente apagaram as memórias dos dois. Mas porque elas deixariam eles se reencontrarem se não quisessem repetir o ciclo do "escolhido" visto na primeira trilogia?

    Falha na MatrixReprodução

    Outra referência aos filmes antigos é a falha na Matrix. Nesse caso, animais criam um padrão circular perfeito, algo muito improvável de acontecer na vida real, mas totalmente viável dentro de uma realidade virtual. A cena chama atenção de Neo que, mais uma vez, se sente desconectado do mundo à sua volta, assim como no início do filme original.

    Outra falha na Matrix

    Outra falha na Matrix, Neo vê o elevador duplicado e fora de seu corpoReprodução

    Pílulas azuis

    Neo joga fora as pílulas azuis que seu psiquiatra recomendouReprodução

    Quem lembra de Matrix sabe que a pílula azul te deixa conformado com o mundo á sua volta, enquanto a pílula vermelha te faz confrontar a dura realidade. Neo está tomando diversas pílulas azuis no trailer, até que ele se cansa e as joga fora. É hora da verdade!

    Alice Através do Espelho

    Cena de Matrix 4 com Alice através do EspelhoReprodução

    "Siga o coelho branco"

    Cena de Matrix 4, com tatuagem de um Coelho BrancoReprodução

    Matrix sempre referenciou Alice para justificar seus dois mundos, inclusive uma das cenas mais famosas, e que se encontra no trailer, é "Siga o coelho Branco" para conhecer um novo mundo. Essa cena mostra o livro, sequência de Alice no País das Maravilhas, na tela, refereciando não só à obra clássica, mas também o primeiro filme. Mais tarde, vemos Neo seguindo o novo Coelho Branco e atravessando um espelho.

    Neo mais velho

    Neo se vê mais velho em cena de Matrix 4Reprodução

    Após conhecer Morpheus, Neo se vê no espelho mais velho do que realmente aparenta. Será que esse seria um indicativo do tempo que realmente se passou desde o terceiro filme? Ou seja, muitos mais anos do que acreditávamos ter passado? Ou seria uma visão do futuro de Neo, caso ele não saia da Matrix?

    Pílula Vermelha

    Neo decide tomar a pílula vermelhaReprodução

    Assim como no primeiro filme, Neo toma a pílula vermelha para acordar da Matrix. Novamente é entregue à ele por Morpheus, dessa vez mais jovem, que diz: "Hora de voar". Na verdade, não existe confirmação de que o personagem de Yahya Abdul-Mateen II será mesmo Morpheus, já que o personagem estaria morto. Pode ser apenas uma nova peça do quebra-cabeça criado pelas máquinas na Matrix ou pode, até mesmo, ser Morpheus jovem por algum motivo ainda não revelado.

    Backdoor da Matrix

    Cena de Matrix 4 com Neo seguindo o Coelho BrancoReprodução

    Neo volta a seguir o Coelho Branco, mas dessa vez ele parece seguir por uma backdoor da Matrix, uma alternativa criada para acessar áreas do sistema que não deveriam estar disponíveis. Portas com essa luz branca, na trilogia original, significavam essas portas secretas. Será o mesmo aqui? Parece ser o caso.

    Neo descobre suas habilidades

    Treinamento de Neo em cena de Matrix 4Reprodução

    Assim como no primeiro filme, Morpheus leva Neo para um tatame para mostrar as capacidades da Matrix. No primeiro filme, Neo se espanta com as coisas que sabe fazer após aprender Kung-Fu com um download, mas dessa vez ele parece reter seus poderes e habilidades, que estão apenas dormentes, já que ele é capaz de destruir a sala com um golpe. 

    A conversa nessa cena deixa claro que o personagem de Yahya Abdul-Mateen II sabe exatamente quem é Neo, enquanto  o protagonista não faz ideia do que está acontecendo.

    Cidade das máquinas

    Cena de Matrix 4Reprodução

    Assim como na trilogia original, vemos a cidade das máquinas. O local é onde os humanos são mantidos dormentes na Matrix para serem usados como bateria para a sociedade das Inteligências Artificiais. Aparentemente, nada mudou desde o fim da trilogia original.

    Agentes

    A Matrix é guardada por agentes, que estão de volta em Matrix 4Reprodução

    A Matrix original era guardada por Agentes, programas de computador capazes de tomar o corpo de qualquer humano e destinados a caçar todos os "acordados". O trailer mostra que eles estão de volta e retornam com as mesmas táticas vistas nos filmes anteriores. Vale lembrar que o Agente Smith, principal programa de defesa, não retorna, pois se tornou um vírus no final da trilogia original.

    Cena de ação de Matrix 4Reprodução

    O final do trailer mostra diversas cenas de ação típicas da trilogia Matrix, muitas delas são bastante parecidas com momentos clássicos dos filmes originais. Será que faltou criatividade ou essas cenas foram reveladas para animar os fãs, enquanto as cenas inovadoras ficaram guardadas para o cinema?

    De volta à Matrix

    Cena de Matrix 4, com personagem falando que Neo está "de volta na Matrix"Reprodução

    Um personagem não revelado vivido por Jonathan Groff encontra Neo e faz um comentário bastante provocativo: "Após todos esses anos estar de volta onde tudo começou. De volta à Matrix". Essa conversa pode indicar que, apesar de reconstruída, a nova Matrix segue os mesmos protocolos da anterior. Neo parece buscar respostas e o personagem de Groff parece ter a situação sob controle.

    Matrix 4

    O novo capítulo da franquia estrelada por Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss tem direção é o roteiro de Lana Wachowski.

    A história ainda é mantida em segredo, mas tudo indica que o filme acontece após os eventos do jogo The Matrix Online, afinal, o game sugere que a dupla Neo e Trinity ainda estaria viva, de alguma forma, cumprindo a profecia do Oráculo do final de Matrix Revolutions. 

    Morpheus, por outro lado, está morto, sem nenhum caminho de volta e, por isso, seu personagem deve retornar mais jovem. É possível que o filme aborde o período após a Segunda Guerra contra as Máquinas, visto em The Matrix Online

    Pelo trailer, fica claro que as memórias dos personagens foram bagunçadas após eles serem reinseridos na Matrix, mas algo faz um Morpheus jovem os trazer de volta à ação.

    O longa deve chegar em 22 de dezembro de 2021.

    Veja mais