cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Duna' terá dois filmes! Entenda o final

    Longa acabou sem concuir jornada de Paul Atreides
    Por Daniel Reininger
    22/10/2021 - Atualizado há 2 dias

    Uma das grandes atrações do cinema é, sem dúvida alguma, Duna, adaptação do best-seller do escritor Frank Herbert, uma das grandes obras da ficção científica de todos os tempos.

    Mas o longa, cujo título na tela exibe o nome Duna - Parte 1, termina sem finalizar a história dos personagens principais da trama, por isso, explicamos melhor a coisa toda e revelamos para onde a trama vai daí. 

    Cuidado, spoilers adiante.

    O filme

    Bom, antes de mais nada é importante você saber que o livro foi dividido em, pelo menos, dois filmes, ambos sob a direção de Denis Villeneuve (Blade Runner 2049, A Chegada). A Parte 1 apresenta o universo e mundo, além de mostrar parte da jornada de Paul Atreides. A Parte 2 conclui a trama do personagem.

    Ambientado no futuro distante da humanidade, o duque Leto Atreides aceita a administração do perigoso planeta deserto Arrakis, a única fonte da substância mais valiosa do universo, "especiaria", uma droga que garante a possibilidade das viagemns intergalácticas. Além disso, ela prolonga a vida humana e fornece níveis acelerados de pensamento.

    Embora Leto saiba que a oportunidade é uma armadilha criada por seus inimigos, os Harkonnen, ele leva sua concubina Bene Gesserit, Lady Jessica, filho e herdeiro Paul, e os conselheiros mais confiáveis para Arrakis, também conhecido como Duna. 

    Leto assume o controle da operação de mineração de especiaria, que é perigosa pela presença de vermes da areia gigantes. Uma amarga traição leva Paul e Jessica aos Fremen, nativos de Arrakis que vivem no deserto profundo.

    A partir daí, o caminho do escolhido é traçado e o destino de Duna, como Arrakis é conhecido, e da galáxia será decidido.

    O final

    O primeiro filme termina logo que Paul e Lady Jessica encontram e são aceitos pelos Fremen, povo que vive nos desertos do planeta Arrakis. Tudo que aconteceu até então foi simplesmente uma apresentação desse mundo e o início da jornada de Paul, que passa por grandes desafios apenas para permanecer vivo após a traição do Imperador e dos Harkonnen. Lutador habilidoso, procura ajuda e, por meio de um combate até a morte, se torna um membro dos Fremen.

    O filme termina com Paul, Lady Jessica e o grupo dos Fremen andando pelo deserto, já como iguais, a caminho de uma das cidades desse povo. Nesse momento, Paul passa a conhecer a garota de suas visões, Chani, que também estava no grupo que encontrou mãe e filho no deserto.

    Duna - Parte 2

    Na continuação, Paul e Jessica conhecerão a cultura dos Fremen e viverão em exílio por um tempo. A partir daí, começa a trama do segundo filme, que mostrará a ascensão de Paul como líder e o colocará em guerra contra seus inimigos.

    Não vamos falar demais sobre a trama da sequência nesta matéria para não dar spoilers, mas é importante ficar claro que o papel de Paul e o clima da obra muda dramaticamente a partir daí.

    Veja o trailer do primeiro filme:

    Veja mais