cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Entenda quando série 'Senhor dos Anéis' da Amazon se passa

    Série será ambientada na Segunda Era, séculos antes da história dos filmes
    Por Daniel Reininger
    14/08/2021 - Atualizado há 23 dias

    A Amazon não está de brincadeira e investe pesado na série de O Senhor dos Anéis, superprodução que promete ser algo jamais visto na telinha. 

    O programa deve ser o mais caro já feito e vai aprofundar a história da Terra Média ao mostrar os eventos que se passaram antes dos filmes O Hobbit e A Sociedade do Anel.

    Mas você sabe quando a trama está ambientada e quais eventos famosos devemos ver na série? Nós explicamos para você:

    A série

    Ambientada na Terra Média durante a sua Segunda Era, o programa deve seguir diversas anotações e textos originais de Tolkien. Tudo indica que veremos a queda de Númeror, que é a grande civilização de Elendil, um dos ancestrais de Aragorn, além da ascensão de Sauron, a forja dos Anéis de Poder e a queda de Morgoth, a raiz de todo mal.

    Confira a sinopse divulgada pelo TheOneRing.Net:

    “A próxima série do Amazon Studios traz às telas pela primeira vez as lendas heroicas da Segunda Era da Terra-Média. Esse drama épico se passa milhares de anos antes dos eventos das obras de J. R. R. Tolkien, O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e levará os espectadores de volta a uma era em que grandes poderes eram forjados, reinos ascendiam para a glória e caíam em ruínas, heróis improváveis ​​eram testados, esperança ficava pendurada pelo mais fino dos fios e o maior vilão já criado por Tolkien ameaçava cobrir todo o mundo na escuridão.” 

    “Começando em uma época de paz relativa, a série segue um grupo de personagens, alguns já conhecidos e outros novos, que confronta o ressurgimento do mal na Terra-Média. Das profundezas das Montanhas da Névoa, passando pelas florestas fabulosas da capital élfica de Lindon, até a ilha de Númenor, e os cantos mais profundos do mapa, esses reinos e personagens vão cravar seu legado, algo que irá ficar marcado até muito tempo depois de suas mortes.”

    A aguardada série O Senhor dos Anéis recentemente encerrou as filmagens principais da primeira temporada na Nova Zelândia e está programada para estrear no Amazon Prime Video em mais de 240 países na sexta-feira, em 2 de setembro de 2022.

    Entenda o que é a Segunda Era

    Impossível falar da Segunda Era sem começar pela primeira. A história é muito vasta e resumir é praticamente impossível, mas vou tentar:

    Primeira Era

    A Primeira Era dos Anos do Sol começou quando os Valar, membros dos Ainur, uma raça de espíritos imortais criados antes da criação da Terra pelo pensamento de Eru Ilúvatar, Ser Supremo do universo, fizeram o Sol e a Lua a partir dos últimos fruto e flor das Árvores moribundas.

    A Primeira Era vê também o surgimento de Morgoth, o mais poderoso dos Ainur, que traiu os Valar e criou todo o mal da Terra Média. Sauron, o antagonista de O Senhor dos Anéis, se tornou seu servo e tenente-general de seus exércitos.

    Essa trama é contada em O Silmarillion, que mostra as guerras épicas dos Elfos contra Lorde das Trevas Morgoth. Após séculos de derramamento de sangue, Morgoth é finalmente derrotado numa guerra que destrói grande parte do planeta.

    Um por um, os reinados élficos tombaram, até mesmo a cidade escondida de Gondolin. Homens e Elfos quase foram extintos. A maioria dos Elfos vai para o oeste, para a mesma terra que Frodo e Bilbo navegam ao final de O Retorno do Rei.

    Segunda Era

    Quando começa a Segunda Era na Terra Média, os Homens e Elfos que ficaram no continente procuram novos lares.  

    Os Homens que tinham se mantido fiéis aos Valar foi concedida a ilha de Númenor, enquanto que aos Elfos foi permitido o regresso ao Ocidente. 

    Assim nasceu Númenor, lar de grandes guerreiros e marinheiros, que se tornavam cada vez mais invejosos dos Elfos devido à sua imortalidade. Enquanto isso na Terra Média, Sauron, principal servo de Morgoth, voltava a agir. Ele trabalhou com os ferreiros élficos em Eregion no ofício dos anéis, e forjou o Um Anel para dominar a todos.  

    Quase 1700 anos após a construção dos Portos Cinzentos, Elrond funda a fortaleza élfica de Valfenda. Vale lembrar que Elrond e Galadriel já tinham milhares de anos na Segunda Era.

    Enquanto isso, em Númenor, o último rei, Ar-Pharazôn venceu Sauron e trouxe-o para Númenor como refém. Só que Sauron é manipulador e, com a ajuda do Um Anel, enganou o monarca e o convenceu a invadir as as Terras Imortais de Valinor, prometendo imortalidade aos Homens. Eles foram impedidos pelos Valar e pelo próprio Ilúvatar.

    Amandil, chefe dos que se mantiveram fiéis aos Valar, tentou rumar a ocidente para procurar a sua ajuda. O seu filho, Elendil, e os seus netos, Isildur e Anárion, prepararam-se para fugir para a Terra Média. Esses nomes você já viu em O Senhor dos Anéis.

    Depois dessa traição aos Valar, Númenor foi completamente destruída, assim como o corpo legítimo de Sauron, embora seu espírito tenha resistido no Um Anel e voltado para a Terra Média. 

    Elendil e seus filhos fugiram para a Terra Média a fundaram os reinos de Gondor e Arnor. Sauron ergueu-se de novo, mas os Elfos aliaram-se aos Homens para formar a Última Aliança e derrotá-lo. 

    O seu Um Anel foi capturado por Isildur, que não o destruiu, dando origem à trama vista nos filmes de O Senhor dos Anéis, que se passaram na Terceira Era.

    Imagem parece mostrar Valinor no fim da Primeira Era

    O que esperar da trama

    Ainda não está claro se a série mostrará diretamente os eventos da Segunda Era, descritos no livro O Silmarillion. Detalhes mostrados no mapa da Terra-média divulgado pela Amazon - como a inclusão de Númenor e a remoção de Mordor e da fortaloza Barad-Dur, - sugerem que a série ocorre relativamente no início da Segunda Era.

    Levando isso em consideração, o programa pode se concentrar na criação dos Anéis de Poder, especialmente pelo fato de que a Amazon começou a promover o programa de TV O Senhor dos Anéis citando versos do Versículo Anéis.

    Podemos ainda ver a ascensão e queda dos homens em Númenor e a fundação de Mordor. Além da história principal do Senhor dos Anéis, um dos períodos mais importantes na história da Terra-média é o meio da Segunda Era, que incluiu a ascensão de Sauron e a Última Aliança de Elfos e Homens.

    A Guerra da Última Aliança resultou na derrota de Sauron e foi mostrada no início de A Sociedade do Anel. Essa guerra deu início à Terceira Era. Já que o programa de TV O Senhor dos Anéis se passa em torno do início dos eventos que levaram a esse acontecimento, o público deve ver a ameaça de Sauron crescendo até chegar a essa luta final.

    Claro, a série pode desviar completamente da trama principal do universo e focar em personagens heroícos distantes das principais guerras da Terra Média, mas parece ser um desperdício focar na Segunda Era e não contar a história da ascenção e queda de Sauron, Númenor e a mudança de posicionamento dos elfos.

    Mais cara da história

    Senhor dos Anéis custará US$ 465 milhões por temporada, recorde pra uma produção para televisão. A informação veio do Ministro de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Nova Zelândia, Stuart Nash, que falou ao Morning Report (via THR).  

    "O que eu posso dizer é que a Amazon gastará em torno de NZD$ 650 milhões em uma temporada só. É fantástico, mesmo, será a maior série de televisão já feita", disse o político.  

    Vale lembrar que a série Game of Thrones da HBO, a mais cara até então, custava por volta de US$ 100 milhões por ano.  

    O valor é tão alto que fica claro que essa será uma história épica e nos dá mais certeza de que mostrará os principais eventos da Segunda Era da Terra Média.

    Produção e elenco

    John D. Payne e Patrick McKay, roteiristas de Star Trek: Sem Fronteiras, são os showrunners. John Howe, responsável por boa parte do visual da trilogia de filmes, volta como ilustrador e artista conceitual.

    A série conta ainda com roteiristas de peso, como Bryan Cogman, famoso por Game of Thrones, Gennifer Hutchison (Breaking Bad, Better Call Saul), Helen Shang (Hannibal), Jason Cahill (Família Soprano), Glenise Mullins (Gray, Mine), Justin Doble (Stranger Things) e Stephany Folsom (Toy Story 4).

    Os dois primeiros capítulos terão a direção de J.A. Bayona (Jurassic World: Reino Ameaçado). Além dele, Wayne Che Yip (Doctor Who) também assinará alguns capítulos.

    Já o elenco conta com poucos nomes conhecidos. Dois destaques vieram de Game Of Thrones. Josheph Mawle, que interpretou Benjen Stark, será o vilão Oren. Já Robert Aramayo, que fez o jovem Ned Stark, será o herói Beldor. Além deles, a atriz Morfydd Clark (Predadores Assassinos) interpretará a poderosa elfa Galadriel, vivida por Cate Blanchett no cinema.

    O elenco completo com conta ainda com Owain Arthur, Nazanin Boniadi, Tom Budge, Ismael Cruz Córdova, Ema Horvath, Markella Kavenagh, Tyroe Muhafidin, Sophia Nomvete, Megan Richards, Dylan Smith, Charlie Vickers, Daniel Weyman, Maxim Baldry, Peter Mullan, Cynthia Addai-Robinson, sir Lenny Henry, Lloyd Owen, Benjamin Walker, Augustus Prew, Peter Tait, Simon Merrells, Sara Zwangobani, Leon Wadham, Alex Tarrant, Geoff Morrell, Fabian McCallum, Thusitha Jayasundera, Trystan Gravelle, Maxine Cunlliffe, Anthony Crum, Kip Chapman e Ian Blackburn.

    O Senhor dos Anéis

    Essa é uma obra literária de renome mundial, vencedora de diversos prêmio. Além disso, o livro foi eleito como o favorito do milênio pelos clientes da Amazon em 1999 e como o romance mais amado da Grã-Bretanha de todos os tempos pela BBC's The Big Read em 2003. 

    Vale lembrar que os livros de O Senhor dos Anéis foram traduzidos para cerca de 40 idiomas e venderam mais de 150 milhões de cópias no mundo.

    Mal podemos esperar para setembro de 2022!!

    Veja mais