cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Tempo': 'É um realizador fascinante', diz Gael Garcia Bernal sobre Shyamalan

    Em entrevista exclusiva, o ator revelou detalhes do filme e sobre o trabalho com o cineasta
    Por Thamires Viana
    30/07/2021 - Atualizado há cerca de 2 meses

    Tempo, novo filme de M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido e Fragmentado) já está em cartaz nos cinemas trazendo mistérios de 'quebrar a cabeça', algo comum à carreira do cineasta. 

    Na trama, uma família embarca para uma viagem em um resort paradisíaco a fim de descansar. Quando chegam a uma praia deserta, percebem que o local é cercado de segredos, incluindo uma enigmática passagem do tempo que os fazem envelhecer em questão de horas. 

    Em uma entrevista que Cineclick traz com exclusividade, o ator Gael Garcia Bernal, que estrela o filme, revela o que mais lhe atraiu no projeto, além de pontuar como foi trabalhar com Shyamalan, a quem elogia e agradece.

    Confira a entrevista completa abaixo:

    O ator Gael Garcia Bernal em cena de 'Tempo'Reprodução

    O que te interessou no conceito de 'Tempo'?

    Gael Garcia Bernal: Foi a interpretação de Shyamalan sobre essa premissa extraordinária, com as limitações e desafios que ele criou. O filme quase tem o formato de um teatro clássico, com o mar à sua frente e uma parede atrás de você, de onde você não pode escapar. Isso me fez pensar no filme O Anjo Exterminador (1962), de Luis Buñuel. O fato de a ação decorrer apenas em um dia foi também um desafio, pois é preciso lidar com a mudança das marés e do tempo, entre outras coisas.

    No filme você interpreta Guy, um marido e pai em busca de férias relaxantes com sua família, mas que vê o horror bem à frente de seus olhos. Como você enxerga esse personagem?

    Gael Garcia Bernal: Eu o vejo como um homem de nossa época - no sentido de que ele é bastante pragmático e incorporado em nossa sociedade, tentando fazer a coisa certa. Mas quando o tempo começa a mudar e acelerar, tudo o que ele conhece desmorona.

    Você tem uma carreira tão versátil. Como você escolhe seus projetos?

    Gael Garcia Bernal: Nunca existe uma fórmula, mas existe uma diretriz que me coloca na direção de um projeto e tem a ver com a visão do diretor. Isso é o que me convence. Eu sabia que era um filme de M. Night Shyamalan, e fiquei muito animado com a perspectiva de trabalhar com ele. Ele é um diretor que começa com uma premissa interessante e depois a desenvolve de uma forma fantástica, com um forte conhecimento da linguagem semiótica.

    Gael Garcia Bernal e M. Night Shyamalan conversam nos bastidores de 'Tempo'Divulgação / Universal Pictures

    E falando nisso, como é M. Night Shyamalan no set?

    Gael Garcia Bernal: Ele é muito descontraído, no sentido de que o coloca na história que deseja contar e na maneira como deseja filmá-la. Como ele usa a câmera ao seu redor, é simplesmente ótimo! Talvez eu diga isso porque também sou um diretor e gosto muito dessa abordagem. Ele confia que os atores que escolheu farão algo com o que ele lhes der. Shyamalan é um realizador fascinante com uma visão clara, que sabe o que quer e experimenta, mas que também não tem medo de mudar as coisas se, por acaso, elas não funcionarem.

    E agora que o filme chegou ao público, como você descreve a experiência de fazer parte dele?

    Gael Garcia Bernal: Estou muito animado, pois acredito que o filme é um testemunho do que todos nós fizemos juntos. A humanidade está passando por um momento complicado e eu senti que essa filmagem nos ajudou a canalizar parte da inquietação que estávamos sentindo em algo que as pessoas serão capazes de apreciar. Portanto, tenho uma boa memória de toda a experiência e espero que transcenda.

    Gael Garcia Bernal e Vicky Krieps em cena de 'Tempo'Divulgação / Universal Pictures

    Tempo

    Escrito e dirigido por Shyamalan, Tempo ainda traz no elenco nomes como Eliza Scanlen, Alex Wolff, Aaron Pierre, Vicky Krieps, Emun Elliot, Thomasin McKenzie, Embeth Davidtz, Rufus Sewell, Abbey Lee, Nikki Amuka-Bird e Ken Leung.

    O longa já está em cartaz nos cinemas brasileiros. 

    Trailer oficial

    Veja também: