cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Escritora revela que Dumbledore é gay

    Por Da Redação
    22/10/2007

    A escritora inglesa J.K. Rowling, autora da série de livros protagonizada pelo bruxinho Harry Potter, revelou que o personagem Alvo Dumbledore, diretor da escola de Hogwarts, é homossexual.

    A revelação sobre a orientação sexual do personagem - interpretado por Michael Gambon nos filmes da série - ocorreu no Carnegie Hall, em Nova York, durante uma conversa da autora e leitores para promover o último livro da saga, Harry Potter e as Relíquias da Morte, que será lançado no Brasil em novembro. Rowling ainda detalhou que Dumbledore é apaixonado por seu rival, Gellert Grindelwald: durante a adolescência dos dois personagens, o diretor e Grindelwald eram amigos inseparáveis, até seguirem por caminhos diferentes e se enfrentaram em uma batalha. A trama é revelada em Harry Potter e as Relíquias da Morte. Este amor, de acordo com Rowling, foi a "grande tragédia" na vida de Dumbledore. Emocionada com os aplausos recebidos após a revelação, a escritora disse que teria a idéia muito antes se soubesse que teria uma reação tão acalorada.

    Esta, no entanto, não foi a primeira vez que ela falou sobre a homossexualidade do personagem: Rowling contou que havia comentado o fato ao diretor David Yates ao ler o roteiro de Harry Potter e a Ordem da Fênix. A inglesa comentou saber que o fato de Dumbledore ser homossexual pode piorar a imagem da saga Harry Potter junto a grupos religiosos católicos, mas frisou que vê sua obra como "um argumento a favor da tolerância".