cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Esporte e racismo são temas em duas séries similares de plataformas diferentes

    Recém-lançadas pela Apple TV+ e Netflix, respectivamente, Swagger e Colin in Black and White falam sobre esporte e racismo
    Por Da Redação
    07/11/2021 - Atualizado há 24 dias

    A quantidade de produções originais de plataformas de streaming está chegando a um nível absurdo. É muito fácil até mesmo se confundir sobre quais séries estão sendo produzidas e exibidas em simultâneo. 

    Tanto é que, recentemente, chegaram duas novas séries quase extremamente iguais. Uma, chegou pela Netflix. E a outra, pela Apple TV+

    Estamos falando de Colin in Black and White e Swagger, ambas protagonizadas por homens negros em busca de escapar de realidades difíceis por meio do esporte. 

    Colin in Black and White

    Em Colin in Black and White, ex-jogador da NFL tem sua adolescência recapituladaDivulgação (Netflix)

    Em formato de minissérie, Colin in Black & White é uma produção desenvolvida pela indicação ao Oscar Ava DuVernay (responsável pela também minissérie da Netflix Olhos que Condenam, o filme Selma e o documentário A 13ª Emenda) sobre a história de Colin Kaepernick, ativista e ex-jogador de futebol americano que se tornou centro de polêmicas ao protestar contra a violência racial nos Estados Unidos. 

    Kaepernick foi largado pela National Football League em 2017, em forma de retaliação contra o seu posicionamento político. Isso acontece porque, em 2016, Colin se ajoelhou durante o hino nacional no campo. O gesto se tratava de um apoio ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) e um protesto à injustiça racial nos Estados Unidos. 

    Já a produção na Netflix trata-se de uma obra biográfica que retrata os anos de Kaepernick durante o colegial. Seu principal foco é a criação do rapaz. Adotado por uma família branca, Colin lutou bastante para buscar sua própria identidade longe de pais negros. 

    Estrelada por Jaden Michael (The Get Down), os seis episódios da produção contam com uma narrativa simples, embora um pouco bagunçada. Mas, em aspectos gerais, ela traz um bom panorama sobre os desafios aos quais o jogador teve de lidar durante a sua adolescência. Além de Michael estar espetacular, a série também conta com duas outras grandes interpretações: de Mary Louise Parker (Weeds) e de Nick Offerman (Parks and Recreation), que vivem os pais de Colin.

    Veja trailer de Colin in Black and White

    Swagger é menos inventiva, porém mais dura

    Swagger, da Apple TV+, é um pouco mais diferente. Embora se trate de uma obra semi-biográfica, a série encontra mais liberdade para explorar uma história sobre raça e identidade no mundo esportivo. 

    Na produção, acompanhamos os bastidores da liga de basquete amadora e apresenta o cotidiano da juventude do esporte, assim como suas famílias e os treinadores dos times. 

    Mas aos poucos, fica nítido que para tentar realizar o sonho de ser um astro da NBA será necessário mais que foco e determinação. Alguns dos jovens acabam se submetendo a situações oportunistas e até mesmo corruptas na expectativa de avançar na carreira. 

    A produção é criada por Kevin Durant, jogador da NBA, e Reggie Rock Bythewood (Dancing in September), diretor e roteirista. O toque de Durant serve para explorar os bastidores da NBA com uma visão de quem viveu tudo nas quadras — e fora delas. 

    O problema é que Swagger não parece ter a coragem narrativa para levar a história para lugares fora do comum. Embora tenha boas performances e ótima abordagem de temáticas sociais, o seriado ainda está engatinhando e ainda não se tornou uma produção "imperdível"

    Trailer de Swagger

    Como assistir à Colin in Black & White e Swagger

    Embora ambas as produções não sejam primorosas — e até similares —, é justo afirmar que, pelo menos, a comunidade negra está tendo mais representação nas telinhas. Mesmo com os defeitos estruturais de ambas as produções, todo o esforço é válido, e deve ser celebrado.

    Colin in Black & White está disponível pela Netflix. Já Swagger está sendo exibida semanalmente pela Apple TV+.

    Leia também