"Está destruindo o cinema", diz Fernando Meirelles sobre Bolsonaro
Durante a tradicional entrevista que o The Hollywood Reporter promove com diretores cotados para o Oscar, o brasileiro Fernando Meirelles esteve ao lado de Martin Scorsese, Greta Gerwig, Noah Baumbach, Todd Phillips e Lulu Wang para falar sobre Dois Papas, longa que estreou recentemente na Netflix, além das perspectivas em relação aos próximos trabalhos.
O diretor de Cidade De Deus foi questionado sobre como a política brasileira interfere no seu trabalho e aproveitou para falar sobre o atual momento enfrentado pela cultura brasileira.
"Para o cinema brasileiro, é um momento muito difícil. O presidente Jair Bolsonaro está realmente destruindo tudo o que construímos. Nos anos 90, antes de filmar Cidade de Deus, produzíamos nove filmes por ano; no ano passado, havia 150. Mas agora ele está realmente bloqueando tudo. Tem sido difícil", disse ele.
A mesa redonda completa pode ser conferida abaixo:
Em julho, Bolsonaro transferiu o Conselho Superior do Cinema (CSC) para a Casa Civil. No final de 2018, o ex-presidente Michel Temer já havia feito alterações no órgão, diminuindo o espaço de cineastas e aumentando o número de representantes das telecomunicações.