As estreias imperdíveis do cinema nacional em novembro

Verlust, Boca de Ouro e Casa de Antiguidades estão entre os lançamentos

03/11/2020 16h20

Por Alexandre Dias

A retomada dos cinemas não poderia estar mais empolgante! O mês de novembro promete várias estreias de peso nas telonas, inclusive de filmes nacionais. 

Confira as produções brasileiras imperdíveis que serão lançadas nas telonas em novembro:

05/11

Cena do documentário Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil


Verlust 

Protagonizado por Andrea Beltrão (Hebe - A Estrela Do Brasil), o longa (imagem do topo) chega com a expectativa de diversas reflexões. A trama se passa durante a virada do ano e traz uma baleia encalha na praia. Uma poderosa empresária musical, uma estrela do rock que perdeu a voz e um jovem escritor tentam desencalhar seus desejos mais íntimos.

Sem Descanso

O documentário de Bernard Attal (A Coleção Invisível) aborda o assassinato de Geovane Santana Mascarenhas, jovem morador da periferia de Salvador que, em 2014, foi levado por uma viatura da polícia militar e nunca mais foi visto. Apoiado pelo jornal local, o pai do garoto conduziu as investigações e não descansou até descobrir onde estava o paradeiro do seu filho. 

Fico Te Devendo Uma Carta Sobre O Brasil

Produzido por Leandra Leal (O Rastro), o documentário (imagem) mostra a história de três gerações de uma família durante ditadura militar brasileira (1964-1985). Ao entrelaçar a história pessoal com a história do país, o longa revela a persistência do silêncio como ferramenta para apagar memórias.

 

12/11

Cena do filme A Febre


Boca De Ouro

Adptação de Nelson Rodrigues, o filme trata sobre a ambição e a vida amorosa de Boca de Ouro (Marcos Palmeira), um criminoso que, quando bebê, foi abandonado pela mãe e eventualmente se tornou líder de uma quadrilha de tráfico de drogas. A vida do personagem desperta a curiosidade do jornalista Caveirinha (Silvio Guindane), que procura uma ex-amante do contraventor para desvendar material para uma reportagem sobre a sua vida.

A Febre

O longa (imagem) é uma coprodução brasileira, francesa e alemã que foi dirigida por Maya Da-Rin (assistente de direção em Cazuza - O Tempo Não Para). A trama se passa na cidade de Manaus, no Amazonas. Justino (Regis Myrupu), um indígena Desana de 45 anos, trabalha como vigia no porto de cargas. Confrontado com a opressão da cidade e a distância de sua aldeia, ele se vê condenado a uma existência sem lugar. 

 

19/11

Cena de Casa de Antiguidades


Casa De Antiguidades

Uma das atrações da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival de Toronto, o filme (imagem) é focado em um morador do sertão brasileiro, que trabalha em uma fábrica de leite de uma ex-colônia austríaca no Brasil, e se sente solitário devido às diferenças culturais. Ele então encontra uma casa abandonada com diversos objetos que o fazem relembrar das suas origens e aos poucos ele passa a morar no local. Vários objetos começam aparecer nessa casa misteriosamente, como se o lugar estivesse vivo.

Cidade Pássaro

Dirigido por Matias Mariani (Liberdade É Uma Grande Palavra), o ponto de partida do filme é o desaparecimento de Ikena (Chukwudi Iwuji) na cidade de São Paulo. Seu irmão Amadi (O.C. Ukeje) viaja da Nigéria para o Brasil para tentar encontrá-lo e entender o que aconteceu.

 

26/11

Nathalia Dill em cena do filme Incompatível


Babenco - Alguém Tem Que Ouvir O Coração E Dizer: Parou

O documentário percorre a vida do saudoso cineasta Hector Babenco. O projeto tem a direção de Bárbara Paz, atriz que foi casada com ele. A produção já chega às telonas aclamada; o filme foi premiado como Melhor Documentário Sobre Cinema no Festival de Veneza.

Pacarrete

Considerada louca, Pacarrete (Marcelia Cartaxo) é uma bailarina idosa que vive em Russas, uma cidade no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela resolve presentear o povo com uma apresentação de dança. Mas parece que ninguém se importa.

Incompatível

A comédia (imagem) começa com Patrícia (Giovanna Lancellotti) decidindo cancelar o seu casamento com Fábio (Gabriel Louchard) dois dias antes da cerimônia, após ler um livro de uma famosa psicóloga sobre o par perfeito e a compatibilidade amorosa. Quando Fábio descobre o verdadeiro motivo da separação, decide se vingar da psicóloga a todo custo.

Soldado Estrangeiro

O documentário reflete sobre a vida de militares brasileiros no exterior. São eles: Bruno Silva, Mário Wasser e Felipe Nascimento. Cada um serve uma nação: França, Israel e Estados Unidos. As suas vidas pessoais misturadas ao dia a dia do Exército formam a grande discussão que o longa tem o objetivo de promover e mostrar, além de também colocar em pauta temas como a Guerra do Afeganistão.

 

Nesta lista você leu sobre: Verlust, Hebe - A Estrela Do Brasil, Sem Descanso, A Coleção Invisível, Fico Te Devendo Uma Carta Sobre O Brasil, O Rastro, Boca De Ouro, A Febre, Cazuza - O Tempo Não Para, Casa De Antiguidades, Cidade Pássaro, Liberdade É Uma Grande Palavra, Babenco - Alguém Tem Que Ouvir O Coração E Dizer: Parou, Pacarrete, Incompatível, Soldado Estrangeiro.

Veja também: 

Rafael Portugal é um gênio da comédia no Brasil e podemos provar

Filmes nacionais que fogem do comum e que você precisa ver

Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, tem Marcos Palmeira como bicheiro

Tudo sobre cinema nacional


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus