cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    As inspirações de mangás e animes em 'Eternos' da Marvel

    Diretora queria unir oriente e ocidente e buscou inspiração na cultura pop japonesa
    Por Daniel Reininger
    09/11/2021 - Atualizado há 8 dias

    A cineasta Chloé Zhao, diretora do novo filme da Marvel Eternos, é fã de animes e mangás e até mesmo já escreveu fanfictions de suas séries favoritas. 

    Antes da estreia no longa, ela disse que as obras japonesas foram importantes no desenvolvimento do blockbuster e as referências são bastante claras uma vez que o assistimos.

    Um dos exemplos óbvios é Neon Genesis Evangelion, mas outras obras claramente inspiram o filme, como Madoka Magica.

    Zhao ama animes e mangás

    Chloé Zhao, grande vencedora Oscar 2021 com Nomadland, revelou que é apaixonada por mangás e apontou ainda que os quadrinhos japoneses marcaram toda sua infância e inspiraram fortemente o filme da Marvel.

    “Tenho pais interessantes”, disse Zhao em entrevista ao THR. “Eles nunca pararam de me deixar ser quem eu sou. Quando minhas notas eram tão ruins e eu estava apenas desenhando mangás estranhos, eu era uma criança selvagem e eles simplesmente me deixaram ser. E isso é muito raro”.

    “Eu tenho raízes profundas e fortes de mangá”, conta. “Eu trouxe um pouco disso para Eternos. E estou ansiosa para empurrar mais esse casamento de entre Oriente e Ocidente”.

    Spoilers de Eternos adianteReprodução / Montagem

    Neon Genesis Evangelion

    Tanto a arte, quanto as origens dos Celestiais em Eternos lembram bastante os anjos e os mechas de Evangelion. Zhao pode ter adotado uma abordagem semelhante para fazer esses seres se destacarem e terem um visual de outro mundo.

    Na trama, os protagonistas de Evangelion pilotam as mechas e enfrentam um ataque violento de criaturas gigantes conhecidas como Anjos. Essas criaturas vieram da primeira raça de seres do universo. O sombrio é que os próprios humanos pretendem usar os anjos para acabar com a vida na Terra como conhecemos, sem os pilotos saberem disso.

    Em Eternos, os protagonistas enfrentam uma raça maligna conhecida como Deviantes, criaturas de aparência bizarra criadas pelos Celestiais nos quadrinhos. Além disso, eles agem sem saber da verdade por trás de seus atos.

    Não bastasse essa semelhança, o final de Evangelion e o final de Eternos compartilham algumas cenas bem parecidas, como um ser gigante saindo do mar, além de outras questões mais filosóficas.

    Cena de Neon Genesis EvangelionReprodução

    Madoka Magica

    Outro bom exemplo é Puella Magi Madoka Magica, um anime sombrio no qual garotas com poderes mágicos lutam contra bruxas em nome de uma raça alienígena.

     Só que elas nem imaginavam é que o sofrimento de suas lutas que as transforma em bruxas, usadas pelos mesmos alienígenas para prevenir a entropia do universo. Essa é uma trama bem parecida com a do filme de Zhao.

    Não entendeu? É que Eternos é sobre um grupo de guerreiros que lutam contra monstros em nome de alienígenas chamados Celestiais. No entanto, os Celestiais nunca revelam seu plano de destruir o planeta que protegem para garantir a criação de novos Celestiais e, assim, novos mundos.

    Outra semelhança está em Thena, a única Eterna que se lembra de cada ciclo de genocídio vivido por ela antes da chegada à Terra. Algo bem bem parecido acontece com Homura, a garota mágica que passou por várias linhas do tempo e se lembra de tudo.

    Cena de Madoka MagicaReprodução

    Full Metal Alchemist

    Tem ainda esse famoso título! No Mangá, dois irmãos perdem a mãe e tentam desesperadamente trazê-la de volta apóis sua morte os deixar perdidos, bem como acontece com a perda de Ajak em Eternos. 

    Eles também descobrem que o mundo onde vivem esconde um terrível segredo e, na verdade, seus atos ajudar a seres obscuros chamados de Homúnculos a conseguirem achar a Pedra Filosofal. Já em Eternos, os atos dos heróis ajudam a destruir a Terra, secretamente. Pegou a referência?

    Outros

    Além desses títulos, é possível perceber outras influências de animes e mangás em Eternos. A ideia de que o crescimento da população humana é literalmente uma bomba-relógio para a Terra diante da destruição alienígena lembra a reviravolta de Gurren Lagann

    Muitas das cenas de luta, particularmente aquelas envolvendo as explosões de energia de Kingo, também podem ser comparadas a personagens como Dragon Ball e Yu Yu Hakusho, esse último é uma das obras favoritas de Zhao.

    Isso mostra que a diretora conseguiu unir Oriente e Ocidente como pretendia, já que o filme também tem muitos elementos de outras produções de super-heróis, além de elementos de produções indie focadas na humanidade dos personagens.

    Cena de Yu Yu HakushoReprodução

    Eternos

    Eternos acompanha seres ancestrais que vivem na Terra em segredo por milhares de anos e protegem a humanidade contra os Deviantes.

    Com a volta da população humana após o estalo do Hulk, energia suficiente foi gerada para começar um evento catastrófico conhecido como Despertar, que destruírá a Terra.

    O elenco do filme conta com Richard Madden (Ikaris), Kumail Nanjiani (Kingo), Lauren Ridloff (Makkari), Brian Tyree Henry (Phastos), Salma Hayek (Ajak), Lia Mchugh (Sprite), Angelina Jolie (Thena), Barry Keoghan (Druig) e Gemma Chan (Sersi).

    Eternos está nos cinemas brasileiros. Veja o trailer final:

    Veja mais