cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Eternos': O que você precisa ver para não ficar perdido ao assistir ao filme

    Assista esses filmes do MCU antes de ir ao cinema
    Por Daniel Reininger
    28/10/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Eternos é a nova forma do  Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) expandir em sua Fase 4, ao levar aos cinemas uma das criações mais fora da caixa de Jack Kirby, idealizador de Capitão América

    O longa vai mostrar a luta dos Eternos, seres ancestrais que vivem na Terra em segredo por milhares de anos e protegem a humanidade contra os Deviantes, suas contrapartes sombrias. 

    Mesmo que sejam novidade no MCU, ainda existem filmes da Marvel que servem como base para entender tudo o que acontece nessa produção. Os Celestiais, que são os criadores dos Eternos, já apareceram antes, por exemplo.

    Além disso, eventos dos outros fimes da Marvel bagunçaram a missão do Eternos na Terra. Por isso, veja que o que assistir antes de ir ao cinema:

    Marvel nos cinemas

    Os Eternos do Marvel Studios apresenta um time inédito de super-heróis no MCU, alienígenas ancestrais que vivem na Terra em segredo por milhares de anos.

    Esses seres e seus rivais, os Deviantes, foram criados a partir da ideia dos astronautas ancestrais, popularizada pelo livro 'Eram os Deuses Astronautas?', lançado em 1968, por Erich von Däniken. 

    O longa mostra como esses seres mexeram com a evolução da Terra, sem deixar de validar tudo que aconteceu no MCU antes desse longa.

    São quatro os filmes essências para entender os detalhes de Os Eternos:

    Filmes

    Embora todos os filmes possam ajudar a compreender melhor o Universo Cinematográfico da Marvel, para entender melhor os eventos do filme Eternos seria interessante assistir esses longas antes:

    Cena do filme Guardiões GaláxiaDivulgação

    Guardiões da galáxia

    Equivalemtes aos deuses do universo Marvel, os Celestiais apareceram pela primeira vez em Guardiões da Galáxia, em uma cena memorável onde o Colecionador projeta uma imagem do passado da Joia do Poder. Ele revelou que esta Joia do Infinito em particular já foi usada pelos Celestiais para julgar mundos e civilizações inteiras. Na cena, a Joia é usada para destruir uma cidade e, provavelmente, todos os seres vivos do planeta. 

    O Celestial em questão foi uma das criações de Jack Kirby, Eson, que nos quadrinhos era de fato um dos Celestials que julgava os mundos de acordo com sua própria agenda misteriosa. Esta não foi a única referência aos Celestiais, pois os Guardiões da Galáxia também introduziram o planeta Lugarnenhum, que é na verdade a cabeça de um cadáver de um Celestial. Isso indicava o destino trágico desses seres e o tamanho que podem atingir.

    Guardiões da Galáxia, vol. 2 

    O segundo longa todo é todo construído sobre a ideia dos Celestiais como seres vivos e presentes em nossa Galáxia. O filme apresentou o que parecia ser um dos últimos Celestiais vivos: Ego. Esse filme reinventou um pouco os Celestiais, revelando que eles são seres compostos de "luz viva" e possuem o poder de reestruturar a própria realidade. 

    Ego criou um mundo inteiro para si com a luz viva presente em seu núcleo e então formou um corpo bastante humano para aproveitar a vida, foi assim que se tornou pai do Senhor das Estrelas. Isso provavelmente explica porque os celestiais podem se manifestar em uma variedade de tamanhos, afinal, são seres sem forma que criam uma concha para sustentar sua energia. De acordo com Ego, sua raça havia sido exterminada há milênios, pois ele diz que não conseguiu encontrar outro como ele no cosmos.

    Vingadores: Guerra Infinita

    A Saga do Infinito termina com a culminação do plano insano de Thanos para reequilibrar o universo, apagando metade de todas as criaturas vivas. O Titã Louco procurou as Joia do Infinito, visitando Lugarnenhum e o planeta árido e esquecido Vormir, onde a Joia da Alma estava escondida.  

    Os Vingadores e os Guardiões da Galáxia se uniram em uma tentativa de detê-lo, mas infelizmente eles não tiveram sucesso e Thanos estalou os dedos, reduzindo metade da vida no universo a pó. Este é um dos principais eventos na história da galáxia, porque não afetou apenas a Terra, mas sim todos os planetas, todos os mundos, todas as raças. Inclusive Os Eternos. Como fica claro no filme, isso afetou até mesmo o plano dos Celestiais.

     

    Vingadores: Ultimato

    Os Vingadores usaram viagem no tempo para desfazer as ações de Thanos, recolhendo as Joias do Infinito do passado e criando uma manopla tecnológica para usá-las, com Hulk estalando os dedos e trazendo de volta todos que Thanos havia matado.

    A ação do Hulk é o catalisador para os eventos vistos em Os Eternos, como explicado no longa. Além disso, o fato da humanidade ser capaz de reverter o estalo de Thanos mostra o seu potencial para todo o universo. Vale lembrar que os Eternos foram enviados à Terra para proteger a raça humana e as ações dos Vingadores mostram que essa proteção deu frutos. Isso vai, com certeza, afetar as decisões das raças mais antigas, inclusive dos Celestiais. 

    Além disso, é preciso lembrar que Thanos é um Eterno também.

    Os quatro longas citados estão disponíveis na Disney+.

    O ator Robert Downey Jr. em Vingadores: UltimatoReprodução

    Séries

    Na verdade, não é preciso ver nenhuma das séries da Marvel, disponíveis na Disney+, para entender melhor tudo o que acontece em Os Eternos.

    Os Eternos nos cinemas

    O longa se passa após os eventos de Vingadores: Ultimato e mostra como uma tragédia inesperada força os Eternos a sairem das sombras para salvar a humanidade.

    Chloé Zhao, cineasta que foi a grande vencedora Oscar 2021 com Nomadland, assume a direção do longa que integra a fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel.

    O elenco do filme conta com Richard Madden (Ikaris), Kumail Nanjiani (Kingo), Lauren Ridloff (Makkari), Brian Tyree Henry (Phastos), Salma Hayek (Ajak), Lia Mchugh (Sprite), Angelina Jolie (Thena), Barry Keoghan (Druig) e Gemma Chan (Sersi).

    Eternos já chegou aos cinemas brasileiros. Veja o trailer final:

    Veja mais