cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Eternos': 6 referências e easter eggs do novo filme da Marvel

    Novo longa da Marvel, dirigido por vencedora do Oscar, estreou nos cinemas na última semana
    Por Da Redação
    11/11/2021 - Atualizado há 21 dias

    Eternos, novo épico da Marvel, ganhou espaço nas salas de cinema do mundo inteiro desde a última semana.

    E como de costume, por se tratar de um título da companhia que conta com todo um planeta compartilhado (chamado Universo Cinematográfico Marvel, ou, simplesmente, MCU), o que não faltam no filme são referências escondidas a outros títulos do estúdio, ou a informações das HQs. 

    Por isso, o Cineclick coletou algumas das principais referências e easter eggs do novo filme. Mas atenção, o texto a seguir contém muitos spoilers!

    Doutor Estranho

    No MCU, o Doutor Estranho é interpretado por Benedict CumberbatchDivulgação (Marvel)

    Logo no começo do filme, acompanhamos como Sersi (Gemma Chen) vive a sua vida dupla ao lado do namorado Dane Whitman (Kit Harington). Cheia de mistérios, Sersi faz seu namorado questionar se ela não é uma bruxa ou “um mago como o Doutor Estranho”. Esse questionamento, claro, acontece após os pombinhos serem atacados por um Deviante perigoso nas ruas de Londres. 

    Thor

    Thor da MarvelDivulgação (Marvel)

    O Doutor Estranho não é o único super-herói referenciado pelo filme de Chloé Zhao. Em outro momento, em uma reunião na casa de Gilgamesh (Ma Dong-seok) e Thena (Angelina Jolie), os Eternos discutem o futuro da equipe após as saídas de Tony Stark (Robert Downey Jr.) e do Capitão América (Chris Evans). Durante o papo, Kingo (Kumail Nanjiani) também cita Thor, afirmando quão obcecado o personagem interpretado por Chris Hemsworth era obcecado por ele. Será mesmo que o astro da Bollywood está falando a verdade? 

    Família da DC

    Alguns dos heróis mais emblemáticos da companhiaDivulgação (DC)

    Sim, você não está lendo errado. Eternos também faz referência a personagens do universo da DC, rival da Marvel. Em uma das cenas, um personagem do filme afirma que Karun, o assistente de Kingo, é, na verdade, "O Alfred do Batman", no sentido que Kingo seria o homem-morcego dessa dupla. 

    Superman, é você?

    Richard Madden vive Ikaris no novo filmeDivulgação (Marvel Studios)

    Também outra referência a outro herói da DC é feita no novo filme da Marvel. Ao conhecer Ikaris (Richard Madden), Jack, o filho de Phastos (Brian Tyree Henry) pergunta se o personagem de Madden é o Superman. Em resposta, Ikaris responde que "nunca usa capa". 

    O Pennywise tá diferente

    O palhaço Pennywise ganhou uma nova versão nos cinemas Divulgação (Warner Bros)

    Você provavelmente tomou um susto aos ver nos créditos finais do filme o nome de Bill Skarsgård. Conhecido por interpretar o palhaço Pennywise na nova versão de It - A Coisa, o ator fez parte do filme da Marvel como a voz de Kro, o líder dos Deviantes que absorver os poderes de outros Eternos. 

    Histórias bíblicas

    Referências bíblicas estão no filmeReprodução

    Provavelmente o filme mais "religioso" da Marvel, Eternos preenche vários espaços do roteiro com referências ao livro sagrado. Isso mesmo, a bíblia. É fácil conseguir apontar citações diretas da bíblia em passagens do filme. Por exemplo, quando o Duende (Lia McHugh), para solucionar um problema, dá a ideia de  chega a dizer “separar o mundo em casais e embarcar numa arca gigantesca”, claramente falando de Noé. 

    Existem também paralelos mais sutis, como o fato dos Eternos terem apenas sete dias para salvar a terra (na bíblia, Deus criou o mundo na mesma quantia de dias). 

    Os Eternos nos cinemas

    O longa se passa após os eventos de Vingadores: Ultimato e mostra como uma tragédia inesperada força os Eternos a sairem das sombras para salvar a humanidade.

    Chloé Zhao, cineasta que foi a grande vencedora Oscar 2021 com Nomadland, assume a direção do longa que integra a fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel.

    O elenco do filme conta com Richard Madden (Ikaris), Kumail Nanjiani (Kingo), Lauren Ridloff (Makkari), Brian Tyree Henry (Phastos), Salma Hayek (Ajak), Lia Mchugh (Sprite), Angelina Jolie (Thena), Barry Keoghan (Druig) e Gemma Chan (Sersi).

    Eternos já chegou aos cinemas brasileiros. Veja o trailer final:

    Trailer final de Eternos

    Eternos está em cartaz nos cinemas de todo o país.

    Leia também