cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Eventos internacionais de cinema que devem ser presenciais em 2021

    Comic-Con San Diego anunciou edição especial em novembro
    Por Da Redação
    06/04/2021 - Atualizado há 2 meses

    Em vista do avanço da vacinação contra a Covid-19 nos EUA e em países da Europa, a indústria cinematográfica se prepara para retomar cautelosamente as atividades presenciais. Muitos festivais e eventos de cinema agendados para 2021 foram adaptados para formatos online ou híbrido - como o Festival de Sundance, que ocorreu nos EUA no começo do ano de forma virtual e presencial. No entanto, algumas organizações já começaram a anunciar edições 100% presenciais, contando, claro, com um cenário positivo nos próximos meses. Veja quais:

    Comic Con San Diego (SDCC)

    A SDCC realizará de 23 a 25 de julho deste ano sua segunda edição online consecutiva, mas os organizadores anunciaram recentemente um novo evento presencial. Agendado para o feriado americano de Ação de Graças, o Thanksgiving, a convenção acontecerá entre 26 e 28 de novembro, no Centro de Convenções da cidade da Califórnia, nos EUA.

    No comunicado oficial, a organização não especificou o número de participantes ou o tamanho do evento, que recebeu mais de 100 mil pessoas em edições presenciais anteriores. A expectativa é de que até o outono as condições permitam reuniões públicas maiores. “A perda de receita teve um impacto grande na organização (...) Esperamos que este evento reforce as nossas reservas financeiras e marque um lento retorno aos grandes encontros pessoais em 2022”, diz David Glanzer, porta-voz da organização.

    Tribeca Film Festival

    Para celebrar o vigésimo aniversário do festival, a organização anunciou um evento de 12 dias, de 9 a 20 de junho. O festival, que acontece em Nova Iorque (NY), nos EUA, contará com o apoio do Departamento de Saúde do Estado de NY para garantir que todos cumpram os protocolos de segurança da Covid-19.

    O comunicado diz que o evento também sediará exibições comunitárias em todos os bairros da cidade. “Conforme NY sai das sombras da Covid-19, parece um bom momento para reunir as pessoas novamente", afirma o ator Robert De Niro, cofundador do festival.

    Continua após o anúncio

    Festival de Berlim (Berlinale)

    A edição 2021 da Berlinale, tradicional evento alemão, acontece em duas fases. A primeira fase, voltada somente para membros da indústria audiovisual, ocorreu em março e foi 100% online. A próxima fase, presencial, foi anunciada para o mês de junho, e contará com exibições em cinemas fechados ou ao ar livre para o público em geral.

    Com o nome de Summer Special, a segunda etapa acontecerá de 9 a 20 de junho. O comunicado oficial afirma que o festival dará ao público a oportunidade de conferir a maioria dos filmes selecionados nos cinemas da cidade, com a presença dos cineastas.