Exclusivo: Conheça os bastidores do Festival De Volta Para o Cinema

Conversamos com dois idealizadores do projeto para saber mais detalhes do festival nacional

18/09/2020 19h50 (Atualizado em 13/10/2020 15h47)

O Festival De Volta Para o Cinema já começou em algumas cidades brasileiras trazendo de volta a experiência cinematográfica com mais de 20 filmes marcantes para o público.

Priorizando o cuidado e a segurança do espectador, ele foi iniciado no dia 04 de setembro, e na última quinta-feira (17) estreou em Campinas, Amparo, Araras, Bragança Paulista, Cosmópolis, Jundiaí, Penápolis, Votuporanga, Indaiatuba e Fernandópolis, em São Paulo; em Foz do Iguaçu, no Paraná; em Salvador, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus, na Bahia; e nas mineiras Guaxupé e Lavras.

Idealizado a partir do movimento #JuntosPeloCinema, que reúne exibidores, distribuidores, produtores e parceiros da indústria do cinema brasileiro, o festival traz os nostálgicos filmes divididos em oito grupos temáticos, que brincam com títulos de grandes sucessos do cinema como Curtindo a Família Adoidado e A Vingança dos Geeks.

"A ideia dos nomes, especificamente, veio do Vinicius Pagin, head de programção da Cinemark, que falou 'e se a gente desse nomes legais?' e eu fiquei dias pirando nisso. Muitas pessoas colaboraram porque é muito divertido você criar esse tipo de trocadilho", revela o crítico Érico Borgo, um dos idealizadores do projeto, em entrevista exclusiva ao Cineclick.

Ele conta que a ideia do festival De Volta para o Cinema surgiu após algumas conversas com a equipe do movimento com o objetivo de trazer para o público conteúdos para matar a saudade das salas de cinema. "Quando começou o movimento #JuntosPeloCinema, eu fui convidado a participar para dar ideias do que poderíamos fazer no momento da reabertura. Conversamos com os distribuidores para entender o que poderíamos exibir e chegamos a alguns títulos mais antigos e interessantes para o retorno das salas", afirma.

Para montar a extensa lista de longas tão amados, entender a vontade do público foi um dos pilares da equipe que integra a organização do festival. "O movimento realizou algumas pesquisas com os clientes, principalmente os mais ávidos que frequentam o cinemas mais vezes ao ano, e a resposta que tivemos foi saudade. Isso nos pareceu algo muito lógico trazer grandes filmes que marcaram a história das pessoas no cinema", completa Vinicius Pagin, também em papo exclusivo com o Cineclick.

Filmes como TubarãoSuperman - O Filme e Matrix integram a lista do festival e Érico afirma que são alguns dos mais aguardado por ele nesse retorno. "Superman, de 1978, é um que eu nunca vi no cinema, então eu estou bem animado! Tubarão também não, então vai ser bem legal. Já o Matrix eu vi nos cinemas e depois revi em diversas plataformas, mas será ótimo rever nas telonas", entrega. 

Confira as entrevistas completas:

Érico Borgo 

Vinícius Pagin

Festival De Volta Para o Cinema

Programação completa disponível em: https://www.devoltaparaocinema.com.br/salas

Mais informações: https://www.devoltaparaocinema.com.br/

 

Veja também:

Saiba tudo sobre o Festival De Volta Para o Cinema

EXCLUSIVO: Conheça os bastidores do movimento que uniu a indústria do cinema no Brasil

Entenda como será a volta do espectador aos cinemas


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus