Expectativas vs Realidade: filmes que surpreenderam o público

Listamos os filmes que chegaram às telonas quebrando expectativas, seja pelo lado bom ou ruim

16/09/2020 14h30

Por Thamires Viana

Sabemos que a primeira impressão é aquela que fica e, no cinema, o trailer de um filme é o primeiro olhar que marca o público! Para os cinéfilos de plantão, é inevitável não criar expectativas ao conferir a prévia de um lançamento que vem sendo aguardado ansiosamente!

Porém, alguns títulos já lançados foram capazes de criar essa esperança no público, mas acabaram decepcionando com estreias mornas ou tramas previsíveis. Já outros chegaram de mansinho, sem criar o famoso hype, mas surpreenderam de forma positiva até os que não acreditavam em seu potencial.

Pensando nisso, listamos os filmes que chegaram às telonas quebrando todas as expectativas, seja pelo lado bom ou ruim. 

Confira:

1. Sonic - O Filme 

Como esquecer da reação do público às primeiras imagens do famoso ouriço azul? Com visual totalmente diferente daquilo que esperávamos, o longa foi alvo de críticas negativas antes mesmo de fazer seu lançamento nas telonas. No entanto, após diversas mudanças visuais do personagem central, Sonic - O Filme estreou e surpreendeu ao ser muito bem recebido pelo público e pela crítica. Prova disso é o bom rendimento do filme nas bilheterias somando US$ 309 milhões mundialmente.

2. Esquadrão Suicida

Boa parte dos cinéfilos brinca dizendo que quando um trailer é muito bom, o filme pode ser um tanto quanto decepcionante. Com ação desenfreada na prévia, que logo de cara chamou a atenção do público, o longa dirigido por David Ayer não foi tão bem recebido assim em seu lançamento. Por ter passado por algumas refilmagens para mudar o tom, o filme trouxe uma edição confusa ao mesclar humor e seriedade de forma desconectada. Além disso, a trama previsível e o Coringa de Jared Leto deixaram as coisas ainda mais complicadas para Esquadrão Suicida.

3. X-men: Fênix Negra

Outro filme que criou muita expectativa nos fãs foi o encerramento da "quadrilogia" atual dos mutantes. Nas prévias lançadas, o ar de ação e adrenalina tomaram conta e anunciaram um desfecho, digamos, épico. No entanto, o lançamento do filme foi morno rendendo decepções nos fãs mais assíduos da franquia e na crítica especializada. O rendimento também foi bem abaixo do esperado pelo estúdio, tendo rendido apenas US$ 50 milhões a mais do que seu orçamento.

4. Fragmentado 

O segundo filme da trilogia de M. Night Shyamalan chegou de mansinho mas gerou um verdadeiro buzz após o lançamento. Aqueles que temeram uma sequência de Corpo Fechado foram surpreendidos com um thriller psicológico repleto de elementos interessantes e boas doses de suspense. Na atuação, James McAvoy deu tudo de si para viver o homem com 24 personalidades diferentes e conseguiu convencer o público com essas diversas facetas. Sem grandes alardes, a novidade lançada 16 anos após o primeiro filme foi realmente uma grata surpresa!  

5. Liga Da Justiça

Todo filme de herói gera esperanças ao público, principalmente quando reúne personagens memoráveis que lutam por um mesmo objetivo. Quando anunciado, o filme da DC gerou incertezas sobre como conduziria sua trama, principalmente após a saída de Zack Snyder da cadeira de diretor. Nas mãos de Joss Whedon, o filme tentou encontrar um tom mas escorregou com um roteiro engessado, CGI falho e piadas desconexas. Não a toa, os fãs aguardam a versão já anunciada de Snyder que promete trazer um olhar diferente para o grupo de heróis. 

6.  O Homem Invisível

É fato que remakes nos deixam com aquele pé atrás, principalmente quando vêm baseados em grandes clássicos. Este lançado em 2020 e estrelado por Elisabeth Moss é uma nova roupagem para o filme de 1933, mas ao contrário do que muitos imaginavam, conseguiu modernizar a história de H.G. Wells com maestria. Com um suspense inquietante e abordagem afiada sobre abuso e narcisismo, acabou chamando a atenção do público e da crítica por se arriscar com elementos imprevisíveis e atuações exemplares.

7. Vidro

Sabemos que Fragmentado surpreendeu positivamente o público, mas com o encerramento da trilogia a recepção não foi bem assim. Aqui a expectativa para o lançamento foi ainda maior já que ele promovia o aguardado encontro entre os três personagens centrais na criação de M. Night Shyamalan. No entanto, muitos reclamaram sobre a falta de emoção e de um desfecho eletrizante, o que, infelizmente, acabou deixando o filme morno demais após o grande boom dos dois primeiros. 

8. Corra!

Acostumado com o humor, Jordan Peele não foi levado lá muito a sério após o anúncio de seu primeiro terror nas telonas. O trailer chegou pelas beiradas, sem muito alarde, mas a estreia do filme garantiu ao público discussões acaloradas sobre a trama cheia de metáforas sobre o racismo. O que mais se destaca no longa é a forma como Peele traz suas críticas às telas evitando o básico a todo custo para nunca cair no comum. Com essa tensão equilibrada do início ao fim, o filme dividiu opiniões, sim, mas surpreendeu ao gerar uma experiência inquietante e necessária.

9. It: A Coisa

Outro que causou um pouco de incertezas foi o remake de It - Uma Obra-prima Do Medo, clássico dos anos 90 sobre o apavorante palhaço Pennywise. Com um olhar nostálgico do Clube dos Perdedores, o diretor Andy Muchietti garantiu uma abordagem profunda para o romance de Stephen King e não decepcionou ao inserir as passagens mais brutais e sangrentas para as telas. O mesmo aconteceu com It: A Coisa - Capítulo 2, sequência que adaptou a segunda parte do livro com o grupo lidando com o macabro personagem 20 anos após os eventos do primeiro. Terror para sair de unhas curtinhas da sessão!  

10. Star Wars: A Ascensão Skywalker

O encerramento do arco de uma das famílias mais épicas da história do cinema gerou uma divisão de opiniões gigantesta! Enquanto alguns críticos elogiavam o nono filme da saga e exaltavam a qualidade técnica, outros apontavam que era apenas um filme feito para o fandom. O público, em sua maioria, se decepcionou com a falta de emoção mais palpável para o desfecho, levando em conta todos os elementos que fizeram dessa uma das maiores franquias da sétima arte. 

Veja também: 

As maiores bilheterias de todos os tempos no mundo


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus