cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Saiba do que se trata 'Tempo', novo suspense M. Night Shyamalan

    Aguardado longa chegou aos cinemas nesta quinta-feira (29)
    Por Thamires Viana
    31/07/2021 - Atualizado há cerca de 2 meses

    Tempo, novo filme de M. Night Shyamalan, finalmente chegou aos cinemas brasileiros trazendo uma trama cercada de muitos mistérios.

    Estrelado por Gael Garcia Bernal, o suspense acompanha uma família que viaja para uma praia deserta a fim de descansar. Porém, com o passar das horas no local, eles começam a envelhecer com uma rapidez surpreendente e buscam entender essa enigmática passagem de tempo!

    O lado sombrio da trama é um dos grandes destaques de Tempo, principalmente porque os dois primeiros atos do filme mantém o mistério a sete chaves para, assim, prender o público.

    Se você está curioso para saber do que se trata, ou então se já assistiu e quer entender aquele final, vem com a gente! Porém, CUIDADO, já que o texto abaixo está repleto de spoilers, tudo bem? 

    Você foi avisado!

    CUIDADO: Daqui em diante, o texto contém SPOILERS!

    Aviso de spoilersMontagem / Reprodução

    Entenda do que se trata o filme:

    A premissa de Tempo explora, principalmente, a questão do envelhecimento e também as pesquisas científicas. Nela, uma família embarca para um resort a fim de descansar do caos da cidade. Porém, acaba convencida pelo gerente do estabelecimento a conhecer uma praia próxima.

    Quando chegam ao local, percebem que ali se escondem vários mistérios, já que passam a envelhecer, literalmente, em apenas algumas horas. As crianças se tornam adolescentes, tumores pequenos passam a aumentar e ferimentos cicatrizam em questão de segundos. Ou seja, o tempo é completamente diferente naquela praia isolada. Isso acontece pois o local é considerado um grande fenômeno natural que altera tudo o que sabemos sobre o passar das horas. 

    A morte natural de uma personagem, uma gravidez que se inicia na praia, o nascimento do bebê, a surdez, a cegueira... tudo é mostrado de uma forma bem interessante para que o público compreenda totalmente essa passagem do tempo. 

    Os dez convidados não podem deixar o lugar, já que as rochas ao redor da praia causam estranhos desmaios. Ao mesmo tempo, eles percebem que há câmeras filmando-os do alto de uma montanha próxima. 

    Cena de Tempo, novo filme de M. Night ShyamalanReprodução

    Ao final, Shyamalan escapa um pouco de suas comuns ambiguidades e reviravoltas para ser mais pé no chão, inserindo uma explicação bem clara sobre o que se trata o estudo: o resort para o qual todos ali viajaram é uma fachada para a Warren & Warren, uma indústria farmacêutica sem 'tempo para perder'. Dessa forma, eles usam o fenômeno da praia para realizar estudos científicos com mais agilidade e rapidez. 

    Uma das personagens sofrem com constantes crises epiléticas. Recepcionada com um drink, ela recebe, sem saber, um remédio que tem como objetivo pausar as crises. Dessa forma, passa algumas horas na praia sem ter ataques recorrentes. No laboratório, um dos cientistas explicam que ela passou cerca de 16 anos sem apresentar qualquer indício de crise novamente. O mesmo estudo é feito com uma personagem que tem um tumor no abdômen e com um homem com sinais iniciais de demência. 

    Ao mesmo tempo em que traz uma premissa cercada de mistérios sobre a ciência, o cineasta também insere um lado mais dramático nessa história. Ele reflete sobre o envelhecimento e sobre como o tempo passa muito rápido, como os filhos crescem, como deixamos problemas pequenos remoer por mais tempo do que deveríamos. Talvez essas interpretações seja a grande ambiguidade trazida por ele ao seu novo trabalho. 

    Tempo já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

    Trailer oficial

    Veja também: