cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Barão Zemo, vilão de Falcão e o Soldado Invernal, tem origem perturbadora

    A nova série em alta da Disney+ traz vilão desconhecido pela maior parte do público
    Por Da Redação
    22/03/2021 - Atualizado há 6 dias

    Em 2016, o filme Capitão América: Guerra Civil trouxe ao Universo Cinematográfico da Marvel o Barão Zemo, um dos vilões mais sádicos da história das HQs. O antagonista foi estrelado pelo ator Daniel Brühl (The Alienist e Bastardos Inglórios), que retornou ao papel na mais recente produção da Disney+, Falcão e o Soldado Invernal.

    O vilão, que arquitetou o engenhoso e macabro plano para dividir a equipe dos Vingadores, jogando os super-heróis uns contra os outros, já atuou no Terceiro Reich como um dos cientistas que faziam experimentos terríveis e criavam armas de destruição em massa para Hitler.

    Mas, para além da trama de Falcão e o Soldado Invernal — que chegou às telas na última sexta (19) na plataforma de streaming Disney+ —, Barão Zemo tem uma história de origem bastante perturbadora e um papel muito importante para o desenvolvimento do arco da quarta fase da Marvel. Veja a seguir!

    A origem de Barão Zemo e as suas duas faces

    É importante entender que há duas versões do Barão Zemo: um "original" e outro que herda sua identidade. Vamos explicar melhor:

    Descendente de uma antiga família da nobreza alemã, Heinrich Zemo, o barão "original", recebeu o título de 12° Barão Zemo por sua influência na sociedade nazista da época. 

    Além do envolvimento com a Hydra (a organização fictícia da Marvel), Heinrich foi, de acordo com os quadrinhos, um dos cientistas de Adolf Hitler, tendo uma importante participação nos bastidores da Segunda Guerra Mundial.

    Após ser morto por Steve Rogers, o Capitão América, seu filho, Helmut, se tornou o 13° Barão da família Zemo, já que o título é passado como herança com o decorrer das gerações. Helmut, que a princípio adotou o codinome Fênix, jurou vingança pelo assassinato de seu pai e, posteriormente acabou assumindo o legado de sua família, aceitando o alterego Barão Zemo.

    Helmut Zemo, o filho do Barão Zemo “original”, é a segunda face do mesmo vilão e a versão que está sendo retratada no Universo Cinematográfico Marvel.

    Zemo foi um dos mais sádicos cientistas de Hitler

    A inteligência de Heinrich Zemo foi usada em benefício da Alemanha Nazista, durante o Terceiro Reich. Ao lado de Hitler, o 12° Barão Zemo desenvolveu armas de destruição em massa, como uma versão miniaturizada do raio da morte, que foi testada em um pequeno vilarejo alemão, desintegrando instantaneamente tudo o que havia no lugar, inclusive dezenas de civis alemães inocentes. 

    Enquanto trabalhava com cientista para o Partido Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, o Dr. Heinrich Zemo lutou contra o Capitão América e os Comandos Uivantes, aliados de Steve Rogers, nos quadrinhos originais. A sua super inteligência só podia ser comparada à sua insanidade, já que o vilão rotineiramente testava as suas armas tanto com prisioneiros quanto com civis.

    Embora Barão Zemo acreditasse que poderia replicar o seu terrível ato em uma escala global para destruir as Forças Aliadas, Nick Fury e os Comandos Uivantes conseguiram impedir a destruição da cidade e expuseram o vilão, que acabou entrando para a lista de homens mais odiados da Europa, até mesmo entre os seus compatriotas alemães.

    Falcão e o Soldado Invernal | Trailer oficial

    Continua após o anúncio

    Foi desfigurado pelo Capitão América

    Em uma batalha contra o Capitão América, o Barão Zemo "original" sofreu um grave acidente que custou o seu rosto. Steve Rogers arremessou seu escudo em um tanque cheio de Composto X, um líquido altamente radioativo usado como arma científica. Zemo estava parado ao lado do tanque quando o escudo do Capitão América acertou o vidro. O conteúdo foi derramado por toda a cabeça e rosto do vilão, que fez com que a sua máscara se prendesse permanentemente à sua face.

    Embora a habilidade de respirar tenha sido mantida, Zemo não conseguia mais comer normalmente por causa da máscara grudada em seu rosto e precisou passar a ser alimentado por via intravenosa, já que nenhum procedimento médico pôde resolver a situação. O cientista perdeu o seu resto de sanidade, devido ao acontecimento, que acabou afetando o relacionamento com a sua esposa, Hilda, e o seu filho, Helmut.

    Criou duas equipes com super vilões icônicos das HQs

    Quando percebeu que não poderia derrotar o Capitão América e os Vingadores ao mesmo tempo, Heinrich Zemo — o Barão Zemo “original” — decidiu montar a sua própria equipe de humanos com habilidades fantásticas para equilibrar a balança e combater os super heróis de “igual para igual”, conhecida como Os Mestres do Terror.

    O Homem de Ferro seria desafiado pelo Derretedor, o Thor pelo Homem-Radioativo e a Vespa e o Gigante pelo Cavaleiro Negro. Porém, diversos outros personagens conhecidos no universo das HQs participaram de aventuras com esse super grupo, como o Destruidor, o Executor, o Encantor e Magnum, que adquiriu seus poderes graças ao Barão Zemo. No arco de histórias “Sob Ataque”, os Vingadores quase foram derrotados pelos super-vilões.

    Em uma outra ocasião, mais tarde, o grupo Mestres do Terror se transformou em uma versão mais compacta, conhecida como Thunderbolts. A nova equipe foi resultado de uma tentativa do Barão Zemo em fazer os vilões se passarem por super-heróis.

    Poderes do Barão Zemo

    Embora o Helmut Zemo não tenha superpoderes, como habilidades físicas sobrenaturais, ele é o tipo de vilão que usa a mente como arma principal, assim como o lendário Lex Luthor. A sua capacidade de pensar de forma estratégica e formular táticas mostra um intelecto acima do normal.

    O 13° Barão Zemo é um ótimo influenciador, tanto que foi capaz de “convencer” os próprios Vingadores a lutarem uns contra os outros. Além disso, o Barão é altamente treinado em combate físico, é um gênio do disfarce e, assim como seu pai, Heinrich, usou um soro para manter a sua vitalidade e juventude, garantindo-lhe envelhecimento retardado.

    Por enquanto, as expectativas dos fãs para o Barão Zemo na nova produção da Disney+ são apenas especulativas, já que o vilão provavelmente só será exibido daqui a alguns episódios. Com Daniel Brühl no papel novamente e, dessa vez, com mais tempo para destrinchar o personagem, podemos esperar que a Marvel surpreenda o espectador com uma história de origem para o 13º Barão Zemo tão eletrizando quanto a de seu pai.

    Falcão e o Soldado Invernal | Conteúdo exclusivo

    E você? O que espera da nova produção da Disney+ para a quarta fase da Marvel? Acredita que a série trará um personagem mais fiel às origens das HQs? Conte a sua opinião pra gente deixando um comentário nas redes sociais!

    Conteúdo Relacionado