cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Família Dinossauros' é a série mais politicamente incorreta que a gente ama

    Episódio final faz aniversário
    Por Daniel Reininger
    19/10/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    A Disney+ trouxe de volta toda a nostalgia da divertida e politicamente incorreta série A Família Dinossauros, um dos grandes sucessos dos anos 90. E no aniversário do episódio final do programa, resolvemos relembrar esse ícone da televisão e fazer uma pequena homenagem.

    A Família Dinossauros

    A Família Dinossauros foi concebida como um programa infantil, mas faz uma crítica bem humorada ao chamado "american way of life", com uma grande sátira da sociedade norte-americana.

    Produzida pela Disney em parceria com a Jim Henson Productions, responsável pelos bonecos dos personagens, entre os anos de 1991 e 1994, a série trata das aventuras de uma família de dinossauros, a Família Silva Sauro (Sinclair, em inglês), de classe média que luta todos os dias num mundo competitivo.

    No Brasil, a série teve a sua primeira exibição pela Rede Globo em 1992, depois migrou para o SBT e, anos mais tarde, para a Rede Bandeirantes.

    O episódio final foi exibido em 19 de outubro de 1994.

    Família Dinossauro posa para fotoReprodução

    Trama e temas

    A série se passa em 60.000.003 a.C. em Pangea e é centrada na família Silva Sauro. O pai Dino da Silva Sauro, a mãe Fran da Silva Sauro, seus três filhos (Bob, Charlene e Baby) além da mãe de Fran, Zilda. O trabalho de Dino é derrubar árvores para a Wesayso Corporation com seu amigo e colega de trabalho Roy Hess, onde eles trabalham sob a supervisão de seu chefe, Bradley P. Richfield.  

    A série trata sobre ambientalismo, espécies ameaçadas de extinção, direitos das mulheres, assédio sexual, direitos LGBT, objetivação de mulheres, censura, direitos civis, imagem corporal, abuso de drogas, racismo e muitas questões, tratadas com humor ácido e leve.  

    Os personagens também costumam quebrar a quarta parede, principalmente Baby.

    Hoje seria bem diferente

    Com piadas ácidas, comentários bastante cínicos e diversas situações consideradas inapropriadas para as crianças de hoje, A Família Dinossauros garantia risadas e diversão numa época muito mais despreocupada do que a que vivemos, quando questões sociais eram tratadas sem o mesmo cuidado atual.

    A série lida com diversos temas extremamente relevantes para a o sociedade, como citados acima, mas fazia isso na base da zueira, atirando piadas para todos os lados e, muitas vezes, sendo até mesmo um pouco ofensiva. 

    Era subversiva ao máximo, pelo menos o tanto quanto uma série infantil poderia ser nos loucos anos 90, mas era também cheia de emoção, diversão e boas mensagens.

    Era politicamente incorreta? Sem dúvida, mas foi pioneira em tratar de temas sociais importantes para as crianças, mesmo que fizesse isso sem o mesmo cuidado de hoje em dia. Se fosse filmada em 2020, o tom seria outro, assim como as piadas e mensagens, tudo mais amigável e sem o tom levemente agressivo da série original.

    Seja como for, A Família Dinossauros possui personagens cativantes, momentos épicos e de reflexão, situações divertidas e hilárias, além de muitos momentos de vergonha alheia em meio a lições de vida. É uma série única, que precisa ser vista e revista, sem nunca esquecermos da época na qual ela foi transmitida, porque isso influencia diretamente em seu formato.

    É uma joia, bruta, mas ainda sim uma joia da televisão mundial.

    Cena de A Família DinossaurosReprodução

    Assista

    A divertida série A Família Dinossauros pode ser vista ou revista na Disney+. Assista a abertura, em inglês abaixo:

    Veja mais