cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Fatos que você não sabia sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal, que faz 19 anos

    Você sabia que a autora da franquia, J.K. Rowling, foi escolhida para viver o papel de Lily Potter?
    Por Daniel Reininger
    23/11/2020

    Harry Potter e a Pedra Filosofal compelta 19 anos nesse dia 23 de novembro. Para comemorar o aniversário desse amado filme, reunimos alguns fatos bem curiosos sobre o longa. Confira:

    Curiosidades

    Lily - A autora da franquia, J.K. Rowling, foi escolhida para viver o papel de Lily Potter. No entanto, Rowling recusou o papel porque ela não se considerava uma atriz boa o suficiente. Geraldine Somerville (Assassinato em Gosford Park) foi escolhida em seu lugar.

    Lentes - Harry deveria ter olhos verdes, mas o ator Daniel Radcliffe tem olhos azuis. Eles inicialmente tentaram dar a Radcliffe lentes de contato, mas Radcliffe teve uma reação alérgica, então o detalhe foi deixado de lado.

    Dentes - Hermione deveria ter dentes da frente maiores do que o normal. Durante a primeira cena que filmaram, deram à atriz Emma Watson dentes falsos. No entanto, ela teve problemas para falar claramente e o diretor Chris Columbus decidiu remover o detalhe as outras cenas de Watson.

    Lição de casa - Os atores retratando os alunos foram instruídos a fazerem seus deveres de escola reais durante as filmagens para tornar tudo mais autêntico.

    Snape - Alan Rickman foi escolhido a dedo para interpretar Snape por J.K. Rowling. Ele recebeu instruções especiais dela sobre o personagem e ficou sabendo de detalhes vitais da história de Snape, não revelados até o último livro.

    Hogwarts - A fim de dar ao Castelo de Hogwarts uma aparência autêntica, muitas das filmagens foram feitas em locações pela Inglaterra, incluindo Christ Church, Oxford, Durham Cathedral, Gloucester Cathedral e Alnwick Castle. Na verdade, os únicos cenários construídos para Hogwarts foram o Salão Principal, a Grande Escadaria e a Salão Comunal da Grifinória. Nos filmes posteriores, cenários extras foram construídos.

    Fogo - As velas flutuantes no Grande Salão foram criadas usando castiçais em forma de vela suspensos por fios que se moviam para cima e para baixo para dar a impressão de que estavam flutuando. Um di, um dos fios quebrou, devido ao calor da chama, e a vela caiu no chão. Felizmente, ninguém ficou ferido, mas a partir daí foi decidido recriar as velas usando CGI, já que usar velas reais foram considerado um risco à segurança.

    Sagaz - Tom Felton não leu nenhum dos livros de Harry Potter antes da audição. Durante o teste, quando Chris Columbus perguntou qual era a sua parte favorita no livro, Felton disse que era a parte de Gringotes, que foi o que o candidato anterior acabara de dizer. Colombo percebeu a situação e achou muito engraçado e ele foi o escolhido.

    Pegadinha - Durante as filmagens, Daniel Radcliffe mudou o idioma da tela no celular de Robbie Coltrane para turco. Coltrane teve que telefonar para o pai turco da cabeleireira Eithne Fennel para descobrir como mudar o idioma.

    Sensato - O lema de Hogwarts, "Draco dormiens nunquam titillandus", significa "nunca faça cócegas em um dragão adormecido".

    Trama

    O primeiro longa da franquia tem um charme inigualável. Leve e divertido, apresenta muito bem os personagens e o mundo mágico. Na adaptação do primeiro livro com o personagem Harry Potter, escrito por J.K. Rowling, Harry Potter (Daniel Radcliffe) tem dez anos e mora com os tios, que não gostam muito dele. Um dia, um gigante aparece e o convida a viver em um outro mundo, mágico e cheio de fantasia, onde ele poderá estudar numa escola de magia e feitiçaria. A partir de então, Harry vive as mais diversas aventuras com seus novos amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).

    Opinião