Fauda: Conheça a série tensa da Netflix sobre Israel-Palestina

A produção criada por Lior Raz já tem três temporadas

13/05/2020 17h00

Por Alexandre Dias

Fauda é uma das séries internacionais do catálogo da Netflix que traz uma riqueza técnica e temática. O primeiro caso ocorre porque a produção israelense é um thriller político repleto de tensão, que faz o espectador não se desgrudar da cadeira. 

Quanto ao tema do projeto, estamos falando de uma história focada no conflito Israel-Palestina. O confronto entre os povos decorre de muitos anos atrás e a trama consegue trazer para si a responsabilidade de percorrer os diversos âmbitos dessa rivalidade. 

Conheça mais sobre a série da Netflix:

Conflito histórico

Basicamente, a guerra entre Isarel e Palestina começou com a forte ocupação judaica no Oriente Médio no século XX, o que gerou a revolta dos povos árabes do local, em especial os muçulmanos. Com diversos conflitos violentos, como a Guerra dos Seis Dias, o confronto se entende até os dias atuais, tanto em termos religiosos, como nas batalhas por territórios propriamente ditas. 

Dito isso, é compreensível que a intenção de Fauda seja humanizar os dois lados dessa guerra. A trama é focada em um agente das Forças Reais israelense, mas também aborda um integrante do grupo extremista Hamas. Além do trabalho de ambos para com as suas nações, as suas vidas pessoais também são aprofundadas. 

A história da série é precisa em trazer para o conhecimento do público os elementos do que cerca a guerra Israel-Palestina, pois os personagens acabam naturalmente explicando esses itens. Um exemplo disso é uma das regiões mais instáveis do confronto, a Faixa de Gaza. 

Thriller

Apesar do tema vasto, a série não é uma produção didática que apenas tem o objetivo de explicar os fatos reais. Fauda é um thriller emocionante - não à toa a palavra árabe significa "caos" -, com muitas intrigas e também ação para dar e vender. 

As missões do protagonista, Doron Kavillio, são tensas e evocam o clássico estilo da franquia de Jason Bourne; ou seja, as cenas são construídas com vastidão - objetos, personagens, movimentação, imprevistos -, de um modo que veremos algo inédito toda a vez que ele for para as ruas. 

Isso sem mencionar as questões pessoais de cada personagem, que acabam por se misturar com as políticas e sociais. É uma estrutura que sempre possibilita a introdução de novas subtramas que não cansam o espectador, pelo contrário, o deixam ávido para o que virá a seguir.

Elenco e curiosidades

Doron é vivido por Lior Raz (Esquadrão 6), que também é um dos criadores da série ao lado de Avi Issacharoff. Duas curiosidades sobre o ator: além de ter sido um militar israelense na vida real, ele também ja foi um dos seguranças de ninguém menos que Arnold Schwarzenegger.

O elenco também é composto por nomes como Itzik Cohen (Spider in the Web), Neta Garty (The Debt), Rona-Lee Shim'on (Messiah), Boaz Konforty (Before Memory) e Doron Ben-David (The Bouncer). 

Temporadas 

Fauda teve a sua estreia em 2015 e possui atualmente três temporadas com 12 episódios cada. Os capítulos duram, em média, entre 30 e 40 minutos. A última temporada chegou à plataforma de streaming da Netflix em 2020. 

Cuidado com os spoilers!

Veja o trailer da terceira temporada:

 

Veja também: 

Nada Ortodoxa: Conheça a série da Netflix de auto-descoberta

Conheça Lovecraft Country, série de terror e fantasia da HBO


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus