cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Festival de Cinema Brasileiro de Londres anuncia vencedores

    Por Da Redação
    06/09/2010

    O público internacional consagrou, mais uma vez, o drama Salve Geral, de Sérgio Rezende, e o documentário Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez. Neste domingo (5/9), as duas produções receberam os troféus Lente de Cristal de Melhor Longa-Metragem e Melhor Documentário no 2º Festival de Cinema Brasileiro de Londres, que, ao longo de cinco dias exibiu 17 filmes nas Mostras Competitiva e Paralela.

    Pela primeira vez, a Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão (Bafta, em inglês) abriu suas portas para um grande encontro do cinema brasileiro, atraindo nomes como o diretor Fernando Meirelles e as produtoras Paula Barreto e Lucy Barreto para uma rodada de negócios com outros representantes do setor audiovisual do Brasil e do Reino Unido, o MarketPlace.

    Entre os filmes que concorreram na Mostra Competitiva do Festival, no Apollo Piccadilly Circus, estavam produções como Olhos Azuis, de José Joffily, O Bem Amado, de Guel Arraes, Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos, de Paulo Halm, além, é claro, do vencedor Salve Geral, de Sérgio Rezende, que, antes de ser consagrado Melhor Longa-Metragem em Londres, recebeu o prêmio Lente de Cristal na mesma categoria no 14th Brazilian Film Festival of Miami, em agosto, nos Estados Unidos.

    Já a Mostra Paralela, no Southbank Centre, apresentou sete documentários musicais. Entre eles estavam o vencedor de Melhor Documentário, Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, que dividiu com Salve Geral, em agosto, o prêmio de Melhor Longa por voto popular no festival de cinema de Miami; Beyond Ipanema: Ondas Brasileiras na Música Global, de Guto Barra, e O Homem que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira. Por trás da seleção de filmes do 2º Festival de Cinema Brasileiro de Londres, um time de curadores formado pelo ator José Wilker, as produtoras Bianca de Felippes e Mariza Leão, a diretora do Labo Cine do Brasil Sílvia Rabello e o crítico Wilson Cunha.

    Promovido pela produtora Inffinito, o Festival foi a primeira parada da etapa europeia do Circuito Inffinito de Festivais, que somente neste ano já levou o cinema brasileiro a cidades como Nova York e Miami, nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá. O próximo destino é na América do Sul, em Montevidéu, no Uruguai, que recebe o 1º Cine Fest Brasil – Montevidéu de 24 a 30 deste mês.