cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Festival de cinema da Bahia traz versão inédita de Os Esquecidos, de Buñuel

    Por Da Redação
    18/09/2000

    Uma versão inédita no Brasil para o final de Os Esquecidos, do diretor espanhol Luis Buñuel, é a grande atração da 27ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que começa amanhã em Salvador.

    Produzido em 1950, o filme ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes. Temendo a censura, Buñuel preparou dois finais para a história.

    A versão que será apresentada na jornada foi cedida aos organizadores pela Unam (Universidade Nacional Autônoma do México).

    Além de Os Esquecidos, outro produção do cineasta espanhol será apresentado no festival. Las Hudes, de 1932, também integra o roteiro de homenagens ao centenário de nascimento do diretor.


    Prêmios

    A mostra, que termina no próximo dia 24, recebeu 222 inscrições de filmes e vídeos. Mas apenas 53 filmes e 37 vídeos foram escolhidos para concorrer aos prêmios.

    Além dos trabalhos brasileiros estão concorrendo produções dos Estados Unidos, Espanha, Portugal, França, Venezuela, Argentina e Chile.

    Além de Luis Buñuel, a 27ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia também vai homenagear o ator Othon Bastos.Durante a mostra, serão exibidos cinco filmes do ator: Sol sobre a Lama, de Alex Viany; Deus e o Diabo na Terra do Sol e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro; de Glauber Rocha, Os Deuses Mortos, de Ruy Guerra; e São Bernardo, de Leon Hirszman.

    A abertura da mostra acontecerá no Museu de Arte Moderna da Bahia.