cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Festival de Curtas começa hoje em SP

    Por Da Redação
    23/08/2002

    Começa hoje o 18° Festival Internacional de Curtas-Metragens, em São Paulo. Completando sua maioridade, o festival celebra a diversidade com uma programação baseada na idéia de sonhos e limites. Foram reunidas desde obras de cunho político até filmes de conotações pornográficas. O evento tem direção da produtora Zita Carvalhosa e a organização é da Associação Cultural Kinoforum. A abertura do festival será hoje (23/8), mas apenas para convidados. A partir de sexta-feira (24/8) até 1° de setembro as exibições são abertas ao público, com entrada franca.

    No total serão exibidos 417 filmes, representando 48 países, que serão projetados em nove salas da capital paulista: Cinemateca Brasileira, Museu da Imagem e do Som, Cinesesc, Centro Cultural São Paulo, Espaço Unibanco de Cinema, Unibanco Arteplex Frei Caneca, Cinusp e Fundação Armando Álvares Penteado. Itinerâncias levam parte da programação do festival a São Carlos (SP), Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

    A Mostra Internacional conta com títulos premiados como o vencedor da categoria curta-metragem no Sundance Festival, A TV Com um Chapéu. Além dele, destacam-se o francês O Mozart dos Batedores de Carteira, o ganhador do Leão de Ouro de Veneza Como Frear Numa Descida e o taiwanês Mei, que conquistou o Urso de Prata, em Berlim.

    A Mostra Latino-Americana traz a produção argentina Agora Todos São Contentes, que venceu o Prêmio Cinéfondation no Festival de Cannes deste ano. O grande vencedor da Palma de Ouro do mesmo festival também está na programação: Ver Chover, curta mexicano de Elisa Miller. Outra atração é a atriz Inés Efron, que lidera o elenco de dois trabalhos argentinos: Hoje Não Estou, de Gustavo Taretto, e Parece a Perna de Uma Boneca, de Jazmín Lopez Andre Fouet.

    Os programas brasileiros exibem um total de 153 títulos recentes, distribuídos nas mostras Panorama Brasil, Cinema em Curso, KinoOikos (Formação do Olhar) e Oficinas Kinoforum. A produção reunida representa 15 Estados e o Distrito Federal, com destaque para a participação da cinematografia nordestina e para a inédita presença de todos os Estados da região Centro-Oeste.

    A nova geração de curtas-metragistas nacionais também marca presença, como a dupla Juliana Rojas e Marcos Dutra. Compondo as atrações estão os filmes estrelados por nomes conhecidos do grande público, como Selton Melo (Tarantino's Mind) e Marcello Antony (Lótus). Também serão exibidos os vencedores do Festival de Gramado : Satori Uso, como Melhor Curta-Metragem, e Alphaville 2007 D.C, como Melhor Filme.

    O 18° Festival Internacional de Curtas-Metragem conta ainda com a seção de Programas Especiais que traz ao público retrospectivas, homenagens a críticos e mostras como as de filmes eróticos, além dos tradicionais programas Dark Side, Semana da Crítica, Kino Lounge Skyy, Mostra Infantil e Curtas Petrobras.

    Como atividades paralelas serão realizados o workshop Do Roteiro à Preservação, o circuito de exibição Cinema na Comunidade, o encontro Do Curta ao Longa, as Noites de Kino, o projeto Crítica Curta e o Encontro Nacional da ABD.

    Confira a programação completa no site oficial do 18° Festival Internacional de Curtas-Metragem de São Paulo.

    18º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
    De 23 de agosto a 1° de setembro de 2007
    Locais : Cinemateca Brasileira, Museu da Imagem e do Som, CineSesc, Centro Cultural São Paulo, Espaço Unibando de Cinema, Unibanco Arteplex Frei Caneca, Cinusp e Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP.
    Informações : www.kinoforum.org
    Entrada Gratuita