cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Festival de San Sebastian começa hoje

    Por Da Redação
    21/09/2000

    O Festival de San Sebastian reúne a partir de hoje o que há de melhor no cinema mundial.

    Entre os 18 filmes que disputarão o prêmio principal do Festival, a Concha de Ouro, estão a produção espanhola La Comunidad, do diretor Alex de la Iglesia.

    O filme One of the Hollywood Ten, uma co-produção hispano-britânica que será apresentada fora de concurso, vai fazer o encerramento do evento.

    Três filmes franceses lutam com La Comunidad pelo prêmio: Harrison's Flowers, de Elie Chouraqui; Paria, de Nicolas Klotz, e Sous le Sable, de Francois Ozon.

    A produção japonesa Face, de Junji Sakamoto, representa o cinema oriental na disputa.

    Na lista dos participantes do Festival estão ainda os hispano-mexicanos La Perdición de Los Hombres, de Arturo Ripstein, e Sin Dejar Huella, de María Novaro, assim como o hispano-peruano Tinta Roja, de Francisco J. Lombardi.

    Lombardi apresenta outro filme também, o Pantaleon e as Visitadoras, baseado no romance homônimo do escritor peruano Mario Vargas Llosa, dentro da seção Made in Spanish. A intenção é dar impulso ao cinema feito na América Latina e na Espanha. Pantaleón e as Visitadoras foi o grande vencedor do Festival de Gramado deste ano.

    A organização do festival dividiu os filmes em duas categorias este ano, separando os novos diretores dos já consagrados, que ficam na tradicional mostra paralela Zabaltegui, na qual se destaca o filme do norte-americano de Julian Schnabel, Before Night Falls.

    O prêmio FIPRESCI de melhor filme do ano vai ser entregue ao filme Magnolia, dirigido por Paul Thomas Anderson e protagonizado por Tom Cruise.

    O festival quer ser um ato de comemorações, entre as quais se destaca este ano a entrega do prêmio Donostia ao ator norte-americano Robert de Niro, em reconhecimento à sua carreira de sucessos.

    O inglês Michael Caine também será homenageado com este prêmio e o seu último filme, Shiner, dirigido por John Irving, será exibido paralelamente.

    Com a intenção de homenagear o famoso diretor italiano Bernardo Bertolucci, o festival organizou uma retrospectiva de suas obras, na qual será exibido o filme Novecento.

    O júri do festival será presidido pelo diretor inglês Stephen Frears e integrado pelo músico chileno Jorge Arriagada e pelas atrizes francesa Andrea Ferreol e espanhola Angela Molina.

    Participarão ainda o produtor norte-americano Jim Mcbride e o diretor de fotografia espanhol Juan Ruiz-Anhia, assim como o produtor francês Stéphane Tchal Gadjeff.

    Mas nem só de talentos do cinema vai viver San Sebatian nos próximos dias. Dois talentos musicais vão se apresentar num show dia 24. Caetano Veloso e o escocês David Byrne, ex-líder da banda Talking Heads.