cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Festival de Sundance começa nesta quinta-feira

    Por Da Redação
    17/01/2008

    A partir desta quinta-feira (17) até o dia 27 de janeiro, ocorre o Festival de Sundance. O evento é considerado a mais importante vitrine do cinema independente norte-americano. Produzido e idealizado pelo ator Roberd Redford, o festival é realizado na cidade de Park City, no Estado americano de Utah.

    A comédia In Bruges, dirigida pelo estreante Martin McDonagh e protagonizada por Ralph Fiennes e Colin Farrell, abrirá o evento na noite de hoje. Na história, uma dupla de matadores profissionais viaja à Bélgica para uma missão, mas acabam entrando em confusões.

    O Festival de Sundance promete exibir longas de cineastas estreantes e veteranos do cinema indie, como o francês Michel Gondry, que lança a comédia Be Kind Rewind, protagonizada por Jack Black. O diretor alemão Michael Haneke também traz ao festival seu novo longa, Funny Games, remake em inglês de seu próprio filme de 1997, sobre uma família que é seqüestrada e submetida a todo tipo de tortura.

    Sharon McGuire lança Incendiary, drama contemporâneo com Ewan McGregor e Michelle Williams. Ainda entre as novidades, Tom Hanks ataca de produtor em Great Buck Howard, comédia de humor negro que traz John Malkovich como um apresentador de televisão decadente. O produtor Alan Ball, estréia como diretor em Towelhead, retrato sarcástico da classe média americana dos anos 1980 protagonizado por Aaron Eckhart, Maria Bello e Toni Colette. Escrita e protagonizada por William H. Macy, a produção canadense The Deal, também será lançada no Festival.

    O ator Michael Keaton estréia atrás das câmeras em Merry Gentleman, sobre uma mulher que abandona seu marido e se envolve com um suicida. Outra estréia é a de Noam Murro, veterano que chega aos cinemas com a comédia Smart People, protagonizada por Sarah Jessica Parker e Dennis Quaid.

    Ainda entre os cineastas estreantes estão Tom Kalin, diretor de Savage Grace, no qual Julianne Moore interpreta uma viúva milionária, e Patrick Sisam, que reúne Jimmy Fallon, Lucy Liu e Sharon Stone no elenco de Year of Getting to Know Us, também no festival. Assassination of a High School President traz Mischa Barton (The O.C. - Um Estranho no Paraíso) no elenco; August é protagonizado por Josh Hartnett e David Bowie; a sumida Wynona Ryder está em Last World.

    O Festival de Sundance também abre espaço para documentários, entre os quais se destacam CSNY Déja vu, escrito e produzido pelo roqueiro norte-americano Neil Young, e Roman Polanski: Wanted and Desired, retrato do cineasta produzido por Steven Soderbergh.

    Diferentemente do festival ano passado, que exibiu filmes brasileiros (O Cheiro do Ralo e Acidente), não há selecionados do Brasil na seleção de 2008. Tropa de Elite havia entrado na seleção, mas os produtores do longa preferiram recusar o convite para que sua estréia no circuito internacional ocorresse no Festival de Berlim.