cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Festival de Veneza começa hoje

    Por Da Redação
    29/08/2001

    Começa hoje com 20 longas em competição o Festival de Veneza, o mais antigo festival de cinema do mundo, que, ao lado de Cannes e Berlim, é visto como um dos maiores mercados da indústria cinematográfica mundial.

    Este ano Veneza atraiu muitos astros de Hollywood, desde Nicole Kidman até Gene Hackman, que estão hospedados numa ilha particular e levados de lancha até o Lido (FOTO), célebre pano de fundo do cult italiano Morte em Veneza.

    O festival será inaugurado hoje com a estréia mundial de Dust, uma saga em estilo faroeste ambientada nos Bálcãs e estrelada por Joseph Fiennes, de Shakespeare Apaixonado.

    Na primeira edição do festival, em 1932, apenas 25 filmes participaram da competição. No festival deste ano, os organizadores tiveram que escolher os melhores entre 900 produções vindas de todo o mundo.

    O diretor do festival, Alberto Barbera, despertou polêmica ao dividir a competição em duas partes, pela primeira vez. Ao Leão de Ouro tradicional se juntará o prêmio Leão de Ouro do Cinema do Presente.