cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Festival sul-coreano condena prisão de Jafar Panahí

    Cineasta iraniano foi condenado a seis anos de prisão por fazer cinema
    Por Da Redação
    27/12/2010

    O Festival Internacional de Pusan, na Coréia do Sul, publicou um comunicado criticando abertamente o governo iraniano pela sentença do país ao cineasta Jafar Panahí (Fora do Jogo).

    “Estamos absolutamente ultrajados. Acreditamos fortemente que se trata apenas de censura a um dos maiores cineastas do mundo”, diz o comunicado. Panahí foi novamente preso na segunda-feira (20/7) e sentenciado a seis anos de prisão, além de ter sido impedido por 20 anos de filmar.

    O governo do Irã acusa Panahí de ter produzido um filme sobre os protestos contra os resultados das eleições de 12 de junho de 2009, nas quais Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito para a presidência. O processo eleitoral foi acusado de fraude pelo principal candidato da oposição, Hossein Mousavi. Em seguida, diversos manifestantes foram presos.

    Jafar Panahí é premiado internacionalmente. Em Cannes, no ano de 1995, ganhou o Câmera de Ouro (diretores estreantes) e a mostra Um Certo Olhar em 2003 por Ouro Carmim. Já em Veneza, Panahí ganhou o Leão de Ouro em 2000 por O Círculo.