cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Filmes brasileiros participam de festival gay

    Por Da Redação
    05/09/2007

    Os longas brasileiros A Casa de Alice, de Chico Teixeira, e o curta-metragem Algum Coisa Assim, de Esmir Filho, participarão da 11ª edição do Festival Gay e Lésbico de Lisboa, que será realizado de 14 a 22 de setembro e apresentará um total de 88 filmes. Este ano, o festival recebe novo nome: Queer Lisboa 11.

    A programação do festival inclui, além de A Casa de Alice, os longas Bubble, de Eytan Fox (Israel), Glue, de Alexis dos Santos (Argentina), The Picture of Dorian Gray, de Duncan Roy (EUA), entre outros.

    Estréia na ficção de Chico Teixeira, autor dos documentários Criaturas Que Nasciam em Segredo e Carrego Comigo, o novo filme acompanha a rotina de uma família paulistana de classe média baixa, tendo Alice (Carla Ribas), a mãe manicure, no centro da ação. Além dela, estão em cena Lindomar (Zé Carlos Machado), o marido taxista, Jacira (Berta Zemel), a avó, e os três filhos do casal. O longa recebeu grandes elogios na mostra paralela do Festival de Berlim e no Festival de Miami.

    O curta-metragem Alguma Coisa Assim também não foge às críticas positivas. O filme recebeu o prêmio de Melhor Roteiro para curta-metragem no Festival de Cannes de 2006, além dos Kikitos de Melhor Curta, Direção e Atriz, na categoria 35 mm, no Festival de Gramado do mesmo ano. A trama centra-se em Caio e Mari, dois adolescentes que à noite saem para se divertir nas ruas de São Paulo e acabam se confrontando com suas dúvidas e sentimentos escondidos.

    Como atrações do festival também estão previstos debates sobre personagens homossexuais da TV portuguesa, outro sobre a cinematografia portuguesa dos anos 70 e o último tratará do escritor irlandês Oscar Wilde.