Filmes da Mostra de Cinema de SP que podem ir para o Oscar 2021

Conheça os possíveis concorrentes na categoria Melhor Filme Internacional

04/11/2020 17h00 (Atualizado em 11/11/2020 14h30)

Por Daniel Reininger

A 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos maiores eventos de cinema do Brasil, apresentou filmes de destaques do mundo todo e muitos desses podem estar no Oscar 2021 também. Pelo menos seis dos presentes no Festival são fortes candidatos para a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, principalmente na categoria Melhor Filme Internacional. São eles:

O Charlatão 

Cena de O Charlatão


Diretor: Agnieszksoa Holland

País: República Checa

Sinopse: Inspirado na história do herborista Jan Mikolasek, que dedicou a vida aos cuidados de pessoas doentes, apesar dos imensos obstáculos que enfrentou nas esferas pública e privada. Nascido na virada do século 20, Mikolasek ganha fama e fortuna usando métodos de tratamento pouco ortodoxos para curar uma ampla gama de doenças. Renomado na Tchecoslováquia antes da Segunda Guerra Mundial, o curandeiro aumenta a reputação e a riqueza durante a ocupação nazista e sob o regime comunista. Todos esses regimes, um após o outro, se beneficiam das habilidades de Mikolasek e dão proteção a ele em troca. Mas quão altos devem ser os custos para manter esse status quando as coisas mudarem?

 

Exílio 

Exílio


Diretor: Visar Morina

País: Kosovo

Sinopse: Xhafer é um engenheiro farmacêutico de 45 anos nascido no Kosovo e que vive na Alemanha. De repente, ele passa a sentir-se discriminado e intimidado no trabalho devido à sua origem étnica. Quando encontra um rato morto pendurado no portão da sua casa, fica imediatamente claro para ele que seus colegas racistas podem estar por trás disso. Cada ocorrência, cada palavra e cada gesto são tomados como evidência. O mal-estar de Xhafer cresce a cada dia. Sua esposa alemã, Nora, está cansada da situação. Os colegas simplesmente não gostam dele? Isso tudo está em sua mente ou é a realidade?

 

Minha irmã 

Minha Irmã, de Stéphanie Chuat Direção Véronique Reymond


Diretoras: Stéphanie Chuat e Véronique Reymond

País: Suíça

Sinopse: Lisa já foi uma dramaturga brilhante, mas não escreve mais. Faz algum tempo que ela desistiu de suas ambições em Berlim e se mudou para a Suíça com os filhos e o marido. Ainda que esteja longe, seus pensamentos continuam na capital alemã, onde se encontra seu irmão gêmeo Sven, um famoso ator de teatro. Porém, quando Sven é diagnosticado com leucemia, Lisa volta para a Alemanha e faz tudo o que está ao seu alcance para levá-lo de volta aos palcos e, assim, dar a ele alguma esperança e força para a luta contra a doença. Por seu irmão, ela negligencia tudo que está à sua volta e começa a colocar em risco o próprio casamento. 

 

Mães de Verdade 

Dirigido pela premiada cineasta nipônica Naomi Kawase, MÃES DE VERDADE


Diretora: Naomi Kawase

País: Japão

Sinopse: Asa ga Kuru Kiyokazu Kurihara (Arata Iura) e Satoko (Hiromi Nagasaku) são um casal que, no desejo de ter um filho, adota um bebê. Seis anos depois, enquanto vivem um feliz casamento, eles recebem uma ligação de uma mulher chamada Hikari Katakura (Aju Makita), alegando ser a mãe biológica de Asato (Reo Sato), o filho adotado do casal. Hikari diz querer seu filho de volta, chantageando a família com a pedida de uma alta quantia de dinheiro.

 

Casa de Antiguidades 

Casa de Antiguidades


Diretor: João Paulo Miranda Maria

País: Brasil

Sinopse: Cristovam é um "caipira" do interior do Brasil que busca em outras terras melhores condições de trabalho. Mas, o contraste cultural e étnico da nova morada em relação à sua terra natal provoca no vaqueiro um processo de solidão e perda de identidade. Boatos e maldades dos habitantes locais o levam ao desespero e a decisões equivocadas, fazendo-o perder a razão e a lucidez. Sem saída, ele passa a reviver o passado para suportar o presente.

 

Mosquito 

Mosquito


Diretor: João Nuno Pinto

País: Portugal

Sinopse: Zacarias é um jovem português sedento por viver grandes aventuras heroicas durante a Primeira Guerra Mundial. Enviado para Moçambique, onde o conflito se desenrola longe dos olhares do mundo, o soldado vê-se deixado para trás pelo seu pelotão e parte numa longa odisseia mato adentro, à procura da guerra e dos seus sonhos de glória. 

E você, viu algum filme que acha que poderia estar no Oscar 2021? 

A Mostra chega ao fim nesse dia 04.  Neste ano, a edição aconteceu em grande parte online, devido à pandemia do coronavírus, e os títulos são exibidos em três plataformas digitais: Mostra Play, Sesc Digital e SPCine Play.

 

Veja também:

Oscar 2021: Confira os filmes em disputa pelas estatuetas

Entenda o que é a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e conheça os destaques

Mostra de Cinema de São Paulo traz filmes a R$ 6

Filmes vencedores de festivais para ver na 44ª Mostra de Cinema de São Paulo


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus