6 filmes de super-herói para além dos quadrinhos
Há quem pense que, para um filme de super-heróis chegar as telonas, ele precisa antes passar pela Marvel ou pela DC. O raciocínio não é inteiramente errado, visto que ambas as companhias foram responsáveis por catapultar o gênero de heróis no cinema.
Mas você sabia que existem filmes do gênero criados diretamente para as telonas, sem passar pelo crivo das grandes companhias de HQ? Por isso, o Cineclick resolveu listar 6 produções originais de super-heróis para o cinema.
Os Incríveis 1 e 2 (2004 e 2018)
Um dos favoritos entre os fãs do estúdio Pixar, divisão de animação da Disney, Os Incríveis (2004), por incrível que pareça — sem trocadilhos, não é baseado em uma história prévia. Dirigido por Brad Bird, o primeiro longa conta a história de um ex-super-herói, o Senhor Incrível, que resolve voltar à ação depois que um velho inimigo volta a atacar o planeta. Vencedor de dois Oscar, incluindo melhor animação, você pode conferir Os Incríveis - e a sua sequência - no Disney+.
Esquadrão Trovão (2021)
Amigas de longa data, as comediantes e mencionadas pelo Oscar, Melissa McCarthy e Octavia Spencer estrelam Esquadrão Trovão (2021), comédia absurda da Netflix. No filme, McCarthy e Spencer são ex-melhores amigas, que se reunem acidentalmente quando a personagem de McCarthy, chamada Lydia, acidentalmente se injeta com super-soro que a personagem de Spencer, Emily, dedicou sua vida a criar. A comédia é dirigida por Ben Falcone.
Corpo Fechado (2000)
Essencialmente um filme de super-herói, a produção de M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido) é um daqueles títulos "ame ou odeie". Agora fazendo parte da trilogia Vidro, Corpo Fechado (2000) conta a história de David Dunne (Bruce Willis), único sobrevivente de um espantoso desastre de trem que choca dos Estado Unidos. Buscando explicações sobre o ocorrido, ele encontra Elijah Price (Samuel L. Jackson), um estranho que apresenta uma explicação bizarra para o fato. Você pode conferir a produção pelo Star+.
Robocop - O Policial do Futuro (1987)
Um dos títulos favorito entre os fãs do bloco de reprises da Rede Globo, a "Sessão da Tarde", Robocop (1987) ajudou a sustentar a carreira do polêmico Paul Verhoeven em Hollywood. O filme conta a história de um policial que é morto em combate e transformado por cientistas da empresa que dirige a força policial em um ciborgue ultrassofisticado a fim de ser usado na luta contra o crime na cidade de Detroit. O filme foi tão bem-sucedido que ganhou outras duas sequências, além de um reboot, em 2014, dirigido pelo brasileiro José Padilha.
Super (2010)
Quem disse que um super-herói precisa ser o maioral? Em Super (2010), Rainn Wilson vive um super-fracassado. No filme, após Frank (Wilson) perder sua esposa para um traficante de drogas muito mais charmoso que ele, ele sente que é a hora de agir. Por isso, ele resolve se transformar em um super-herói para recuperar a moral. Dirigido por James Gunn, antes da fama de O Esquadrão Suicida, você pode assistir a essa comédia de humor negro na Amazon Prime Video.
A franquia Matrix
Pense bem: Matrix é um filme com efeitos especiais inovadores, cenas de luta estilizadas, mistura filosofia com porradaria, e, em seu cerne, ainda contém um herói em conflito. Embora ele não seja conhecido desta forma, essa equação produz, basicamente, um filme de super-heróis. No filme Neo (Keanu Reeves) lentamente começa a suspeitar que pode haver algo a mais para o mundo do que a realidade mundana em que vive. Após seu despertar, ele disse que detém a chave para libertar a humanidade da Matriz dominada pela máquina. Você pode conferir os três primeiros filmes de Matrix na HBO Max.