24 filmes de terror que marcaram quatro décadas no cinema
Neste domingo, dia 31 de outubro, é celebrado o Halloween, tradicional data que é conhecida também como o Dia das Bruxas aqui no Brasil. Neste dia, é comum não só sair às ruas com as crianças para pedir doces, como também aprontar algumas travessuras e, porque não, assistir a grandes clássicos do terror?
Por isso, reunimos 24 filmes, incluindo Sexta-Feira 13, O Iluminado, Hereditário e Os Outros, que marcaram quatro décadas no cinema e conquistaram fãs ao redor do mundo.
Anote aí as nossas dicas e bom Halloween!
Década de 80
Você pode ter nascido antes ou depois dela, mas certamente sabe que a década de 80 se tornou uma das mais nostálgicas e revolucionárias na história do cinema por trazer às telonas técnicas inovadoras e estética inconfundível. No terror não foi diferente, já que a indústria buscava trazer um novo olhar para um dos gêneros mais cultuados entre os cinéfilos e, claro, acertou em cheio.
Década de 1990
Para quem tem quase 30 anos ou mais, sabe que a década de 90 foi uma das mais emblemáticas de todos os tempos. Visuais diferentes, discmans e fitas VHS faziam a cabeça dos jovens naquela época. Os anos 90 marcaram também as produções de grandes clássicos cinematográficos, principalmente do terror, que trouxe uma leva de filmes slashes e sobrenaturais lembrados até hoje pelo público.
Década de 2000
A década de 2000 pode até não ser tão nostálgica quanto aos anos 80 e 90, mas ela trouxe diversos lançamentos memoráveis para as telas do cinema. Foi entre os anos de 2000 e 2010 que o gênero do terror apresentou novas franquias originais e bombou as bilheterias com criatividade e irreverência.
Década de 2010
A década de 2010 ainda está vigente, mas já conseguimos reunir os filmes de terror que marcaram esses últimos dez anos. Pode até não ser nostálgica, porém a década trouxe diversos lançamentos inovadores para as telas do cinema, reformulando o gênero com o chamado 'novo terror' que aposta em temáticas diferentes e na forma de amedrontar o público pelo lado psicológico.