4 filmes para celebrar o Dia do Jornalista no streaming
Nesta quinta-feira, 07 de abril, é celebrado o Dia do Jornalista. Aqui no Brasil ela instituída em 1931 pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa), e tem como principal objetivo representar e garantir os direitos dos profissionais dessa área.
Para comemorar esse dia, o serviço de streaming Star+ criou uma seleção de 4 filmes, incluindo Spotlight: Segredos Revelados, vencedor do Oscar em 2016, e a comédia O Diabo Veste Prada, que abordam a profissão através de diferentes viés em suas histórias.
Confira:
Spotlight: Segredos Revelados
Baseado em uma história real, o drama estrelado por nomes como Mark Ruffalo e Rachel McAddams mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.
O Diabo Veste Prada
Uma das comédias mais divertidas dos anos 2000 acompanha Andrea (Anne Hathaway), uma jovem que se muda para Nova York a fim de tentar uma carreira como jornalista. Ela consegue um emprego na maior revista de moda da cidade, editada pela poderosa Miranda Priestly (Meryl Streep), mas tem sérios problemas com as exigências do novo emprego, incluindo as tarefas absurdas ordenadas pela chefe.
O Quinto Poder
Lançado em 2013, o drama segue parte da vida de Julian Assange (Benedict Cumberbatch), criador do polêmico site WikiLeaks, que liberou para o público diversos documentos restritos. O longa ainda explora a sua relação com o amigo Daniel Domscheit-Berg (Daniel Brühl) e os desafios enfrentados pela dupla até um desfecho nada comum.
Quase Famosos
O filme de 2000 é até hoje ovacionado pelo público por trazer uma história emocionante e divertida. Na trama, um jovem fã de rock consegue um trabalho na revista Rolling Stone e terá que acompanhar a banda Stillwater na sua primeira excursão pelos Estados Unidos. O problema é que ele acaba se envolvendo tanto com o grupo que chega a perder a objetividade de sua cobertura jornalística e passa a fazer parte do cenário musical dos anos 70.