Filmes dirigidos por mulheres que estreiam em breve

Veja os aguardados lançamentos que serão comandados por elas

21/09/2020 17h00

Por Thamires Viana

No começo de 2020, um estudo chamado Inclusion in the Director's Chair revelou que o número de mulheres diretoras presentes na lista dos 100 filmes mais rentáveis de 2019 quebrou um recorde: cerca de 12% dos longas listados foram comandados por elas.

Isso não está nem perto da igualdade no mercado cinematográfico, mas a porcentagem, felizmente, é a maior se comparada com os anos anteriores.

Mesmo que os dados mostrem um pequeno avanço na presença de mulheres no comando da direção, a não indicação de mulheres em uma das categorias mais importantes do Oscar e Globo de Ouro neste ano reafirmou o intenso caminho que ainda precisa ser percorrido para alcançar a igualdade de gêneros dentro dos grandes estúdios.

Pensando nisso, reunimos os longas dirigidos por mulheres que estreiam nos próximos meses (e que não vemos a hora de assistir)! 

Confira: 

1 - Mulan - Em breve
Direção:
Niki Caro

Cena de Mulan - live action

O live-action do clássico da Disney será bem mais próximo da lenda original e vai contar a história já conhecida de Hua Mulan (Liu Yifei), determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China exige que um homem de cada família sirva no exército imperial, a jovem Mulan toma o lugar de seu pai doente e se disfarça para combater os invasores.

2 -  Viúva Negra - 29 de outubro
Direção: Cate Shortland 

Cena de Viúva Negra

Certamente um dos filmes mais aguardados pelos fãs do MCU e que promete ser um thriller de espionagem recheado de ação! A atriz Scarlett Johansson volta como Natasha Romanoff - a Viúva Negra - heroína que confronta as partes sombrias de sua profissão quando surge uma perigosa conspiração conectada com o seu passado, perseguida por uma força implacável que quer derrubá-la.

3 - Babenco - Alguém Tem Que Ouvir O Coração E Dizer: Parou - 15 de outubro
Direção: Bárbara Paz

Cena de Babenco - 2019

Em sua segunda experiência na direção, a atriz e diretora brasileira emociona ao trazer a história do diretor Hector Babenco, com quem foi casada. Nesta imersão amorosa na vida do cineasta, ele se desnuda, consciente, em situações íntimas e dolorosas. Revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física que marcou sua vida.

4 - Mulher-maravilha 1984 - 24 de dezembro
Direção: Patty Jenkins

Cena de Mulher-Maravilha 1984

Quem aí não está aguardando a sequência da história da heroína vivida por Gal Gadot? O longa será ambientado nos anos 80 e trará a personagem lutando contra dois grandes inimigos: Maxwell Lord (Pedro Pascal) e Mulher-Leopardo (Kristen Wiig). Além disso, o filme trará o retorno de Steve Trevor (Chris Pine), interesse amoroso de Diana.

5 - A Lenda De Candyman - Em breve
Direção: Nia Dacosta

Cena de A Lenda de Candyman

A diretora traz o reboot do longa lançado em 1992 e promete muita tensão! Na trama situada em um bairro pobre de Chicago, a lenda de um espírito assassino conhecido como Candyman assolou a população anos atrás. Agora, o local foi renovado e é lar de cidadãos de alta classe. Quando o espírito retorna, os novos habitantes também serão obrigados a enfrentar a ira de Candyman. Nia também assumirá o comando de Capitã Marvel 2 em 2022.

6 - Os Eternos - 11 de fevereiro de 2021
Direção: Chloé Zhao

Cena de Os Eternos

Mais uma produção do MCU dirigida por uma mulher será Os Eternos, longa que trará o grupo pertencente a uma raça modificada geneticamente pelos deuses espaciais conhecidos como Celestiais. Com características como imortalidade e manipulação de energia cósmica, eles são frutos de experiências fracassadas, cujos criadores também foram responsáveis por gerar os Deviantes, seus principais inimigos.

7 - The Glorias - Em breve
Direção: Julie Taymor

Cena de The Glorias

Depois de receber elogios pela direção de Frida e Across The Universe, a diretora americana trará a biografia da jornalista e ativista Gloria Steinem. Estrelada por Julianne Moore e Alicia Vikander, a produção promete aprofundar alguns dos principais acontecimentos da vida de Gloria, passando por seu grande envolvimento nos movimentos feministas.

7 - Pedro - Em breve
Direção: Laís Bodanzky

Cena do filme Pedro (nacional)


Estrelado por Cauã Reymond, o longa ambientado em 1831 acompanha Dom Pedro I, que abdica ao trono de imperador do Brasil e retorna à Europa. Neste momento, reflete sobre os acontecimentos e os eventos históricos em torno de sua vida, desde que chegou ao país, em 1808, com apenas 10 anos de idade.

8 - A Jornada - 08 de outubro
Direção: Alice Winocour

Cena do filme A Jornada


Estrelado por Eva Green, o longa retrata o dia a dia de esforço e superação da astronauta francesa Sarah, uma mãe solteira que se prepara para uma missão espacial. Ela luta para equilibrar o tempo que passa com sua filha pequena e o intenso treinamento para a viagem. 

9 - Nomadland - Em breve
Direção: Chloé Zhao

Cena de Nomadland


Mais um longa da diretora chinesa chegará em breve às telonas. Vencedor do Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza deste ano, o filme segue Fern (Frances McDormand), uma nômade que explora os Estados Unidos após uma crise econômica. 

10 - On the Rocks - Em breve
Direção: Sofia Coppola

Cena de On the Rocks


Sofia volta à direção com uma história que promete muita emoção e leveza. Na trama ambientada em Nova York, Laura (Rashida Jones) tenta superar algumas crises no casamento com Dean (Marlon Wayans). Enquanto passa por essa trajetória de autoconhecimento, ela encontra no pai, Felix (Bill Murray), um apoio emocional para tentar encontrar as respostas que precisa.

Veja também: 

Opinião: Por que o salário das mulheres ainda é menor em Hollywood?

A importância de heroínas para inspiração e empoderamento feminino


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus