cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Filmes do Globo de Ouro que podem levar o Oscar 2021

    Saiba quais longas estão entre os favoritos e como será a cerimônia
    Por Daniel Reininger
    11/03/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    O Oscar 2021 acontece só em 25 de abril, mas o Globo de Ouro já deu uma boa ideia de quais filmes se destacarão nessa temporada da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

    Depois de uma maratona de premiação diferente e prolongada devido à pandemia, as indicações ao Oscar serão finalmente anunciadas na segunda-feira, 15 de março. 

    Sem o circuito normal de estreias, perguntas e respostas e cerimônias de premiação, os membros votantes da Academia enfrentarão uma grande dificuldade para votar, bem diferente dos outros anos. Até por isso estamos apostando que o Globo de Ouro influenciará mais do que nunca as escolhas deles.

    Vamos analisar os concorrentes:

    Apostas

    Se a lógica for mantida, devemos esperar algo entre oito ou nove indicados na categoria melhor filme. Cinco candidatos parecem praticamente certos: Nomadland, Os 7 de Chicago, Bela Vingança, Minari e Mank

    O grande vencedor do Globo de Ouro é um dos favoritos ao Oscar. O longa de Chloé Zhao (Os Eternos) venceu Festival de Toronto com a trama de Fern, mulher de 60 anos que resolve ir para a estrada com a sua van e viver como uma nômade moderna após um colapso econômico na sua cidade. No Oscar, as chances são boas nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz (Frances McDormand), Melhor Ator Coadjuvante (David Strathairn), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia.

    E, claro, só se fala sobre as grandes chances de Zhao ser a segunda mulher a levar a estatueta de direção. Ela é a favorita. Mas não é impossível outros nomes, como David Fincher levar por Mank, Aaron Sorkin por Os 7 de Chicago ou Lee Isaac Chung faturar por Minari.

    Trailer de Nomadland

    Continua após o anúncio

    Mas é claro que esse não é o único destaque. Todo mundo está na expectativa de ver se Chadwick Boseman (Pantera Negra) será o primeiro a ganhar duas indicações póstumas no Oscar do mesmo ano. Os filmes seriam A Voz Suprema do Blues e Destacamento Blood. O ator morreu em 28 de agosto de 2020 de câncer colorretal, aos 43 anos, e ganhou o troféu póstumo de melhor ator de drama por A Voz Suprema do Blues no Globo de Ouro.

    Falando em atuação, Carrey Muligan chegou a aparecer como favorita, mas tudo mudou com a vitória de Andra Day no Globo de Ouro. Ela levou o prêmio por The United States vs. Billie Holiday e foi merecidíssimo, por sinal. Outras competidoras são: Viola Davis (A Voz Suprema do Blues), Vanessa Kirby (Pieces of a Woman) e Frances McDormand (Nomadland).

    Trailer de A Voz Suprema do Blues

    Deixado de lado pelo Globo de Ouro, no qual concorreu apenas como Melhor Filme em Língua Estrangeira, Minari pode aparecer no Oscar também como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Steven Yeun), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia.

    Além disso, ele é favorito disparado na categoria Melhor Filme Internacional, o equivalente do Oscar da categoria vencida pelo longa no Globo de Ouro. A trama acompanha uma família coreana que se muda para uma fazenda no estado do Arkansas em busca do sonho americano. Tudo muda completamente com a chegada da sua avó astuta e desbocada. 

    E correndo por fora, mas com boas chances de levar alguma coisa está Os 7 de Chicago, drama potente que traz Sasha Baron Cohen e Eddie Redmayne no elenco. No Globo de Ouro foi premiado na categoria de Melhor Roteiro.

    Trailer de Os 7 de Chicago

    Continua após o anúncio

    O sucesso da Disney+, Soul, deve levar entre as animações e pode faturar trilha e canção. Nova obra do diretor e roteirista Pete Docter (Monstros S.a.), vai mostrar como é mundo das almas através da jornada do protagonista Joe Gardner, um professor apaixonado pelo que faz, mas que vai dessa para a melhor e passa a conhecer o outro lado da vida.

    E não esqueçamos de Borat: Fita de Cinema Seguinte, que conquistou como Melhor Filme de Comédia ou Musical e teve Sacha Baron Cohen eleito o Melhor Ator no gênero. Seria muito injusto se o longa saísse do Oscar de mãos abanando.

    Trailer de Soul

    Como será o Oscar 2021

    A Academia confirmou que a cerimônia contará com momentos presenciais, mas será apresentada de diversos locais diferentes, incluindo o tradicional Dolby Theater. A presidente de entretenimento da ABC (emissora responsável pela transmissão do Oscar) Karey Burke revelou recentemente apenas: "Nos vemos em um território novo este ano e continuaremos a trabalhar com nossos parceiros da Academia para assegurar uma edição segura e celebratória".

    Além disso, muitas regras mudaram por conta da pandemia. Normalmente, o prêmio aceita filmes que foram lançados no ano anterior, entre de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Em 2021 as regras mudam e o período de inscrição se estendeu. Agora acontece entre 1º de janeiro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021. 

    Além disso, filmes que estrearam em drive-ins ou iriam para os cinemas e foram impedidos, mas foram lançados diretamente em formato digital também poderão concorrer.

    Fique ligado no Cineclick para o anúncio dos indicados e para a cobertura do Oscar 2021. Os indicados serão anunciados em 15 de março, próxima segunda-feira. Já a Festa do Oscar 2021 acontece em 25 de abril.

    Abaixo você acompanha ao vivo a cerimônia de nomeação, a partir de 15 de março às 9h15:

    Continua após o anúncio

    Conteúdo Relacionado