Dia do Nordestino: filmes que ambientaram suas histórias no Nordeste do Brasil

Para celebrar esse dia, relembre longas gravados em uma das regiões mais bonitas do nosso país

08/10/2020 10h15

Por Thamires Viana

Hoje, 08 de outubro, é o Dia do Nordestino, data que homenageia a diversidade cultural típica da região Nordeste do Brasil. Nos cinemas, ela já foi cenário de vários longas, incluindo o recente Bacurau, além de clássicos como O Auto Da Compadecida e Lisbela E O Prisioneiro.

Para celebrar esse dia, relembre filmes que foram gravados e que tiveram histórias ambientadas em uma das regiões mais bonitas do nosso país.

Confira a nossa lista:

Abril Despedaçado - Bahia

Cena do filme Abril Despedaçado

O longa de Walter Salles foi gravado nos municipios de Caetité, Rio de Contas e Oliveira dos Brejinhos, na Bahia. Lançado em 2002, o filme estrelado por Rodrigo Santoro acompanha a emocionante história de Tonho, filho do meio da família Breves, que é intimado pelo pai a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de luta pela posse da terra. Angustiado pela possibilidade de morrer, Tonho questiona a lógica da violência e da tradição. Em meio a confusão de ideias e sentimentos, surge um pequeno circo itinerante na região onde mora.

O Céu de Suely - Ceará

Cena do filme O Céu de Suely

O drama de Karim Aïnouz teve suas gravações centradas em Iguatu, município localizado no estado do Ceará, local onde a trama é ambientada. Suely nasceu e foi criada nessa pequena cidade. Grávida, tenta a vida em São Paulo com o namorado. Meses depois, porém, volta à cidade natal sem desistir de seu sonho de morar na cidade grande. Para concretizá-lo definitivamente, bola um plano para conseguir condições materiais.

O Auto da Compadecida - Paraíba

Cena de O Auto da Compadecida

Um dos grandes clássicos do cinema nacional foi rodado inteiramente na cidade de Cabaceiras, na Paraíba, conhecida popularmente coo a "Roliúde Nordestina", tendo até uma placa na entrada da cidade para localizar os turistas. No filme de Guel Arraes, acompanhamos a história de João Grilo e Chicó, dois nordestinos brasileiros muito pobres, mas inteligentes, que lutam pela sobrevivência na dura vida do sertão. Depois de conhecer a rica Rosinha, ambos esperam finalmente sair das dificuldades, mas seus planos são interrompidos pela chegada de um fora da lei.

Lisbela e o Prisioneiro - Pernambuco

Cena de Lisbela e o Prisioneiro

"Agora, que faço eu da vida sem você?" A música de Caetano Veloso nos leva automaticamente para esse longa lançado em 2003 estrelado por Selton Mello e Débora Falabella, né? O romance realizou suas gravações em Igarassu, município de Pernambuco, e conta a história de amor entre Lisbela, uma jovem que sonha conhecer um homem como os galãs do cinema, e Leléu, um malandro conquistador. Quando eles se conhecem, acabam se apaixonando, mas Lisbela está noiva e vai se casar em breve. Dúvidas, problemas familiares e um matador de aluguel estão entre os desafios que esse novo casal vai enfrentar para poder ficar junto.

Eu, Tu e Eles - Bahia

Cena de Eu, Tu e Eles

Filmado no interior da Bahia, mais precisamente no distrito de Junco do Salitre, em Juazeiro, o filme estrelado por Regina Casé e dirigido por Andrucha Waddington é um dos mais emblemáticos do nosso cinema. Na história, uma mulher simples do sertão nordestino tenta conciliar seus afazeres enquanto vive com três maridos sob o mesmo teto. Com muito humor e paixão, vamos acompanhando o desenvolvimento desse curioso quarteto amoroso.

Bacurau - Rio Grande do Norte

Cena do filme Bacurau

O vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2019 é outro que centrou suas filmagens na região Nordeste do país. Foi em Acari e Parelhas, cidades do Rio Grande do Norte, que Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho escolheram contar a história de Bacurau. Na trama, um pequeno povoado do sertão se despede de Dona Carmelita. Poucos dias depois, eles descobrem que a cidade não aparece mais nos mapas. Quando coisas estranhas começam a acontecer, os moradores terão que identificar quem os está atacando e bolar um plano de defesa.

Pacarrete - Ceará

Cena do filme Pacarrete

Ovacionado e vencedor de oito Kikitos de Ouro no Festival de Gramado de 2019, o filme de Allan Deberton foi gravado em Russas, no Ceará, local onde também é ambientado. A história acompanha Pacarrete, uma bailarina idosa, considerada louca, que vive nessa cidade do interior. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança como presente para o povo, mas parece que ninguém se importa.

Cinema, Aspirinas e Urubus - Paraíba

Cena do filme Cinema, Aspirinas e Urubus

Filmado em Patos, São Mamede, Pocinhos e Cabaceiras, no sertão da Paraíba, o filme de Marcelo Gomes acompanha os caminhos de Johann, alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, e Ranulpho, um homem simples que sempre viveu no sertão nordestino, que se cruzam em 1942. Johann vende aspirinas pelo interior do país e Ranulpho acaba se tornando seu ajudante após aceitar uma carona. A dupla viaja pelos povoados e exibe filmes promocionais sobre o remédio para pessoas que nunca foram ao cinema.

Ó Paí, Ó - Bahia

Cena do filme Ó Paí Ó

Um dos clássicos da comédia nacional foi rodado na capital Salvador, na Bahia, e se passa em pleno carnaval baiano. Dirigido por Monique Gardenberg e estrelado por Lázaro Ramos e Wagner Moura, o filme acompanha os habitantes de um cortiço que criam a maior algazarra ao saber que a proprietária do prédio cortará o fornecimento de água para acabar com a festa dos moradores. 

Amarelo Manga - Recife

Cena do filme Amarelo Manga

O filme de Cláudio Assis teve suas gravações centradas em Recife, capital de Pernambuco, para contar histórias de encontros e desencontros amorosos que acontecem no submundo da cidade. Com Chico Diaz, Leona Cavalli e Matheus Nachtergaele no elenco, ele foi o vencedor de todos os prêmios possíveis de um longa-metragem no Cine Ceará, em 2002, além de sair premiado do Festival de Berlim, na Alemanha, e Toulouse, na França.

Veja também:

Tudo sobre cinema nacional


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus