cineclick-logo
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • Fale Conosco|Política de Privacidade
    © 2010-2020 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Relembre os filmes marcantes de Fernanda Montenegro

    Recentemente, a atriz brasileira foi elogiada por Gleen Close
    Por Alexandre Dias
    24/11/2020

    Fernanda Montenegro é a atriz mais influente e importante do cinema nacional, com obras em todos gêneros e sempre muito carisma. E não são apenas os brasileiros que acham isso. Em entrevista à ABC, Gleen Close afirmou que "não fez sentido" a brasileira não ter vencido o Oscar de Melhor Atriz por Central Do Brasil.

    Para celebrar essa artista incível, confira essa lista com seus filmes marcantes que você precisa assistir:

    Eles Não Usam Black-tie (1981)

    Eles Não Usam Black Tie

    Fernanda vive Romana, mãe de Tião, nesse longa baseado em obra de Gianfrancesco Guarnieri e premiado no Festival de Veneza. Na trama que se passa em São Paulo nos anos 1980, o operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem se casar. Ao mesmo tempo, começa um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve e entra em conflito com o pai, um velho militante que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

    Central Do Brasil (1998) 

    Continua após o anúncio
    Cena de Central do Brasil

    Fernanda é Dora, professora aposentada que passa seus dias na Central do Brasil - uma estação ferroviária no Rio de Janeiro - escrevendo cartas para analfabetos mediante um valor. Uma de suas clientes pede para que escreva e envie uma carta para o pai de Josué (seu filho), mas morre atropelada. A princípio, Dora não quer se envolver, mas acaba resolvendo ajudar o menino a encontrar seu pai.

    O Auto Da Compadecida (1999) 

    O auto da Compadecida

    Fernanda estrela o longa no papel de Nossa Senhora Virgem Maria. Baseado na peça teatral de Ariano Suassuna, o longa marcou a geração com suas frases marcantes e humor refinado. Na trama, João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) são nordestinos sagazes que armam as maiores confusões para ganhar o pão de cada dia. Eles conseguem um emprego na padaria da cidade, mas estão sempre sofrendo com a exploração do trabalho e com o tratamento que recebem dos patrões.

    Confira os melhores filmes de Fernanda Montenegro em nossa galeria


    Veja também:

    Filmes brasileiros com Rodrigo Santoro que você precisa conhecer

    Os filmes imperdíveis de Fernanda Torres

    Filmes do Lázaro Ramos que você precisa conhecer

    Filmes do Wagner Moura que você não pode perder

    Filmes brasileiros com Alice Braga que você precisa assistir